02 setembro 2008

Eleições 2008: Porto Alegre


'Jovens devem conhecer trajetória de candidatos e partidos'

Um evento promovido pelos alunos do ensino médio do colégio Chapagnat reuniu os candidatos a vice-prefeito da capital na manhã desta segunda-feira (1º). O candidato da Frente Popular, Marcelo Danéris (foto), reforçou a importância de conhecer a trajetória dos candidatos e dos partidos políticos para dar um voto consciente. Danéris reafirmou o compromisso da Frente Popular com uma gestão democrática e participativa.

Cada turma do 2º e 3º ano preparou uma pergunta sobre temas gerais da cidade. Pelo sorteio, Marcelo Danéris respondeu sobre educação e os ciclos de formação. “Entendemos que o ciclo é fundamental, mas que atualmente é necessário fazer uma avaliação para sua qualificação”, disse ele. Os ciclos possibilitam que crianças, principalmente as de famílias de baixa renda, permaneçam na escola. “Uma das principais causas da evasão escolar são as notas baixas e a repetência. Se deixarmos essas crianças fora da escola, a violência e o narcotráfico acabam entrando em suas vidas”, ressaltou. Segundo Danéris, os ciclos serão avaliados através de uma Conferência Municipal de Educação específica sobre o tema.

Para o auditório lotado, o candidato salientou a experiência da Frente Popular nos 16 anos que administrou Porto Alegre. “O modelo de gestão participativa que implantamos na capital se tornou referência mundial. Queremos governar a cidade através do Orçamento Participativo e Conselhos Populares e estabelecer o controle social sobre a administração”, declarou.

Referindo-se ao candidato Berfran Rosado, da Coligação Porto Alegre é Mais, Danéris lembrou que ele se apresenta como novo, mas seu partido, o PPS, está a frente do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), da Governança Solidária Local e da Carris e ainda possui 60 cargos na administração municipal. “A idéia do ‘novo’ proposta pela chapa do candidato Berfran, de novas soluções para velhos problemas, na verdade são novos problemas com velhos políticos”, afirmou.

* Do sítio http://www.mariadorosarioprefeita.com.br

Nenhum comentário: