12 setembro 2008

Flávio Koutzii




Homenagem a um Revolucionário, de ideais e de convicções profundas


O ex-deputado estadual Flavio Koutzii recebeu na terça-feira, dia 09/09, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, a medalha Mérito Farroupilha. A outorga foi proposta pela deputada Stela Farias (PT), com base na trajetória de Flavio Koutzii contra a ditadura militar e sua luta pela redemocratização do país. “É o reconhecimento de uma trajetória de lutas, de ideais e de convicções profundas”, justificou Stela, ressaltando que a data da homenagem coincide com o aniversário de 40 anos da “memorável luta dos estudantes em 1968 e da celebração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

“Estou em paz com o meu passado”


Aos 65 anos, Flávio Koutzii é um ícone da esquerda latino-americana. Preso na Argentina, entre 1975 e 1979, voltou ao Brasil graças a uma campanha internacional pela sua libertação. Foi coordenador da bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado estadual por quatro legislaturas e chefe da Casa Civil, durante o governo democrático e popular. Sua atuação no parlamento foi marcada pela forte oposição ao calendário rotativo, instituído pelo governador Alceu Collares, às privatizações e aos empréstimos e benefícios fiscais milionários concedidos pelo governo Britto a grandes grupos econômicos.

Sem deixar de criticar as consequências negativas da globalização da economia, o darwinismo social e a exclusão, Koutzii mostrou esperança em relação ao rumo adotado pela América Latina. “A América Latina traz uma surpreendente circunstância: em níveis diferentes de avanço, há uma grande inconformidade continental que está transformando países em nações justas com seus povos”, frisou. Emocionado, Flavio Koutzii afirmou “eu estou em paz com o meu passado”. Porém, mostrou-se indignado com a “vitória da hegemonia capitalista”, que não respeita os direitos a educação, saúde, segurança, moradia e trabalho. Na sua opinião, o mundo pode ser mudado e isto é um horizonte realmente revolucionário. “Enquanto existir indignação, há futuro e há chances”, concluiu Flavio Koutzii. (...)

* Do sítio http://www.stelafarias.com.br

Nenhum comentário: