13 setembro 2008

OP Porto Alegre: 20 ANOS!



Maria do Rosário prestigia homenagem aos 20 anos do OP

Na tarde desta sexta-feira (12), Maria do Rosário prestigiou a sessão solene comemorativa aos 20 anos do Orçamento Participativo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Marcelo Danéris (PT), a homenagem atraiu ex-conselheiros do OP, que lotaram o auditório Otávio Rocha, e contou com a presença dos ex-prefeitos Olívio Dutra, primeiro a implantar este instrumento da democracia participativa, Raul Pont e João Verle, que ampliaram a abrangência do OP, além dos conselheiros Dilecta Todeschini e Pedro Martins e do deputado Henrique Fontana, representando a Câmara dos Deputados.

Para Maria do Rosário, o OP significa um novo modo de fazer história em Porto Alegre, com o exercício de poder direto pela população. “O Orçamento Participativo construiu uma nova estrutura para a cidade e, também, uma nova cultura”, pontuou a candidata da Frente Popular ao Paço Municipal.

Da tribuna, Danéris se referiu às conquistas obtidas pela participação ativa da população entre 1989 a 2004. Neste período, Porto Alegre passou de 12 serviços de saúde para 144 e de 29 escolas municipais para 92. Em 1989 não havia creche comunitária e hoje a cidade conta com mais de 130 creches conveniadas. “Entre 1989 e 2004 foram investidos mais de R$ 2 bilhões apontados pela cidadania”, contabilizou. O vereador também disse que no mesmo período foram distribuídas 60 milhões de refeições por ano e pavimentados mais de 400 quilômetros de vias na cidade.

Ao usar a palavra, o ex-prefeito Olívio Dutra lembrou que o Orçamento Participativo é uma realidade que fez de Porto Alegre uma referência mundial. “Mas é preciso avançar muito. O OP não pode se burocratizar”, alertou, lembrando que esta experiência bem sucedida conquistou prêmios internacionais.

Presente à cerimônia, Shirlei Hoff exibia uma carteira que a credenciou para ser conselheira da primeira assembléia do OP, no extremo-sul de Porto Alegre. “Fui conselheira por dez anos. Conquistamos a reforma do posto de saúde do Lami, a pavimentação de muitas ruas, a despoluição da praia do Lami, a estação de esgoto de tratamento do Lami e de Belém Novo, os convênios com creches comunitárias e muito mais. Tudo isto passou pelas minhas mãos”, registrou com o orgulho de ter sido protagonista da construção da cidadania em Porto Alegre nas gestões da Frente Popular.

* Do sítio www.mariadorosarioprefeita.com.br/

Nenhum comentário: