25 outubro 2008

Canoas/RS


'Vergonha em Canoas II'

Mesmo com o aumento das baixarias protagonizadas pelos apoiadores do atual vice-prefeito, o candidato da oposição, Jairo Jorge (PT/BOM), se mantém firme na liderança

Como já colocávamos em postagem anterior, a campanha eleitoral, que já foi barra pesada no 1º turno do pleito canoense, neste 2º turno descambou de vez, graças à política 'bem comportada' e 'civilizada' dos apoiadores do candidato Jurandir Maciel, do PTB/DEM (que anda mal no trânsito, na campanha e nas pesquisas). Jurandir, atual vice-prefeito, é apoiado agora também pelo PSDB da governadora Yeda e pelo PMDB do senador Pedro Jorge Simon. Simon já se manifestou, mas Yeda, à exemplo de Porto Alegre, ainda não deu o ar da graça de aparecer publicamente na campanha.
Jurandir, no início do 2º turno, sofreu um estranho acidente de carro quando dirigia-se sozinho para Porto Alegre, fato que motivou sua hospitalização e, na sequência, livrou-o dos debates agendados com o candidato do PT/BOM (Bloco de Oposição Municipal), Jairo Jorge. Enquanto ele estava hospitalizado, posando de 'vítima' (?!), seus apoiadores multiplicaram a onda de baixarias na campanha. Pesquisas e enquetes frias mostrando uma suposta 'virada' eleitoral de sua candidatura fazem parte da rotina dos últimos dias da campanha canoense.
Pois além da boataria caluniosa generalizada difundida pelos cabos-eleitorais do atual vice-prefeito, circulam na cidade panfletos apócrifos atacando o passado, o presente e até ... o futuro do candidato Jairo Jorge (PT/BOM). Uma demonstração cabal disso está disponível no Youtube, onde os internautas podem conferir o nível que chegou a baixaria. Basta acessar o endereço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=iGvB4SHlf6M

O vídeo em questão contém uma 'preleção' realizada pelo deputado Luiz Carlos Busato (do PTB, coordenador da campanha de Jurandir). A propósito disso, apoiadores da campanha de Jairo Jorge comentam: "Ele traz trechos de um discurso do deputado federal Busato, coordenador da campanha do Jurandir Maciel. Aparentemente alguém gravou uma preleção do deputado aos apoiadores de Jurandir no segundo turno. A voz é dele mesmo. Os trechos do discurso são um rosário de preconceitos. É uma vergonha. Parece reunião de seita fundamentalista. Jurandir posa de santinho mas é uma traíra". Enfatizam ainda que "a lógica do discurso do deputado é Collor de Mello: primeiro tem a promessa de muito dinheiro, depois vem o mais rasteiro preconceito anti-comunista, mostra a força e arrogância da "máfia" e por fim diz que o candidato vai fazer o papel de bonzinho mas ele e seu exército vão fazer o trabalho sujo.... A campanha que o deputado Busato desencadeou é essa mesma. Baixaria e mentiras. Canoas hoje é palco de uma guerra".

ÚLTIMA PESQUISA

Nesse clima tenso que antecede o dia do pleito, saiu a última pesquisa do instituto Fato sobre a intenção de voto dos canoenses. A pesquisa, para o desespero de Jurandir (que já saiu do hospital e ontem estava em plena campanha nas ruas da cidade) e de seus aliados, mostra a liderança do candidato do PT/BOM à prefeitura, Jairo Jorge, com 47,6% das intenções de voto, enquanto o candidato do PTB/DEM, Jurandir Maciel, aparece com 42,3%.
A margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos. Mas o que se vê nas ruas de Canoas, especialmente neste segundo turno, é que a diferença pró Jairo Jorge deverá ser bem maior do que apontam os números dessa pesquisa (encomendada e divulgada pela RBS) e a oposição, liderada pelo PT, pela primeira vez na história da cidade terá a oportunidade de mostrar a que veio, administrando a partir de 2009 esse que é um dos mais populosos e importantes municípios gaúchos.

Um comentário:

Unknown disse...

A palavra BAIXARIA é pouco para o que aconteceu especialmente neste segundo turno, o que aconteceu em Canoas é crime, atentado um verdadeiro preconceito, mas eu me pergunto porque? Porque que estas pessoas estão com tanto medo ,estão tão dessesperadas em saber que podem sair do poder. Será que tem algo mais para ser descoberto além de roubo da merenda escolar ,é mas isso só vamos ficar sabendo com uma boa auditoria, que deve ser feita ,para que estes senhores que a anos mamam nas tetas da Prefeitura expliquem as maracutaias que fizeram com o dinheiro público.
Bom eu acho que esta baixaria que aconteceu aqui em Canoas seviu para conhecermos verdadeiramante nossos "lideres" que governaram o múnicipio com a mais repucnante mão leve, espero que amanhã o povo responda nas urnas que lugar de ladrão não é na Prefeitura de Canoas e espufeteie a cara gorda da corrupção para fora de Canoas.
Desculpe as palavras mas estamos cheios desta gorja.