20 novembro 2008

Pedágios







'Posição do governo Lula contra prorrogação reforça luta contra o projeto'

O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado Raul Pont, disse, no final da tarde desta quarta-feira (19), que o fato de o governo Lula não concordar com a prorrogação sem licitação dos contratos entre o governo estadual e concessionárias de rodovias no Rio Grande do Sul reforça a luta no Parlamento gaúcho contra a prorrogação dos pedágios nos termos propostos pela gestão Yeda Crusius. A posição do governo federal ficou clara após reunião entre o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT). Na oportunidade, o ministro disse ter ficado surpreso ao ver seu nome constando em anexos do projeto do governo estadual, que trata da prorrogação da vigência dos pedágios nas rodovias federais.

“Agora se comprova o que dizíamos. O governo Lula e o ministro dos Transportes não foram consultados. Não havia anuência do governo federal para que fosse utilizado o nome do ministro”, salientou Raul Pont. Segundo ele, as declarações de Nascimento confirmam a tentativa do governo Yeda de induzir os deputados ao erro para que imaginassem que já havia acordo. “Não há acordo e reafirma a tese da oposição e da própria base governista que está contra este projeto por ser completamente danoso e nefasto aos usuários e aos cofres do RS”, frisou.

Para Raul Pont, a manifestação do ministro auxilia a luta dos deputados junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. “Estamos empenhados em barrar este projeto, que é um assalto ao bolso dos usuários e uma transferência brutal de renda para meia dúzia de concessionárias, que negociaram com a governadora a tentativa de prorrogação sem legalidade e sem legitimidade”, sublinhou. A partir de amanhã, o líder petista buscará compromissos dos deputados da base contra o projeto. (Por Stella Maris Valenzuela, do sítio PTSul)

Nenhum comentário: