30 dezembro 2008

GAZA










'Situação em Gaza é de caos e pânico' relata correspondente
da Folha Online: Israel vive o quarto dia consecutivo de uma grande ofensiva militar à faixa de Gaza contra o Hamas, com bombardeios que atingiram diversos pontos da região habitada por palestinos e que matou ao menos 340 e feriu cerca de 1.400 desde sábado (27).

Marcelo Ninio, correspondente da Folha, está na cidade de Sderot, que fica a pouco mais de 1km do local onde acontecem as operações. Ele relata que hoje foi mais um dia de sirenes e corridas para o abrigo devido a alguns foguetes que caíram na região.

"Pelo que tenho conversado com palestinos e ativistas humanitários, na faixa de Gaza a situação é de caos e de pânico. As pessoas, além de sofrerem com a violência, estão com uma carência total de medicamentos. Os hospitais não dão conta do número de feridos", declara o correspondente.

Israel sinaliza que não tem prazo para terminar a ofensiva, segundo o jornalista. Ele conversou com alguns ministros, que negam que exista alguma negociação em curso com o Hamas, como tem sido noticiado por alguns órgãos da imprensa israelense.

Jornais publicaram que há divisões no governo e que já estaria sendo preparada uma trégua de 48 horas para ser avaliada a situação e rever o plano de uma ação terrestre.

"As próximas horas vão ser dessa continua expectativa, se Israel declara uma nova trégua ou executa essa invasão terrestre", diz Ninio.
(http://www.folha.uol.com.br/)

Nenhum comentário: