16 janeiro 2009

Aeroyeda

















Para o PT, compra de avião não pode ser tratada como prioridade

Deu no sítio PTSul: O principal partido de oposição na Assembleia Legislativa recebeu com perplexidade a notícia de que a governadora pretende comprar um novo avião. O líder da bancada do PT, Raul Pont, considera que a aquisição não merece figurar entre as prioridades do governo gaúcho, já que o número de viagens da governadora Yeda Crusius não justifica o gasto, superior ao montante previsto para investimentos na segurança pública em 2009. Ele lembra que o Executivo já dispõe de aeronaves para os deslocamentos pelo interior do estado e pelo Brasil e que Porto Alegre é servida por um número considerável de linhas aéreas para o restante do país. “A governadora poderia usar os vôos de carreira, como fazem todos os deputados federais e senadores”, sugere.

Para ele, a intenção do Executivo é uma atitude antieconômica, que implicará em altos custos de manutenção, incompatíveis com a situação financeira do Estado. “Trata-se de uma contradição para um governo que corta custeio de áreas essenciais e que não cumpre sequer os percentuais constitucionais da saúde e da educação”, denuncia.

Ironia do destino

O anúncio da compra da aeronave soou como ironia do destino para o deputado Elvino Bohn Gass (PT). “Gostaríamos de saber a opinião dos líderes tucanos no Congresso Nacional, que não pouparam críticas ao governo Lula no episódio da compra de uma aeronave em 2000. Aqui, certamente, a intenção da governadora se reveste de maior gravidade, levando em conta a crise financeira do Estado”, aponta.

Na avaliação do parlamentar, não é um absurdo que o governante disponha de meios adequados e seguros para a realização de viagens oficiais. Ressalta, no entanto, que a conjuntura não é favorável para este tipo de investimento. “Estamos atravessando uma crise internacional que, certamente, terá impacto na economia gaúcha e nas finanças do Estado. É inconcebível que o governo gaúcho não tenha adotado nenhuma medida para aliviar os efeitos da crise e pense em comprar uma nova aeronave. Isso demonstra, no mínimo, falta de sintonia com os interesses da população”, frisou.

Bohn Gass recomenda que a governadora siga a receita que ela própria preconizou em 2008 e corte gastos deste tipo. “A compra da aeronave, neste momento, não é justa com o povo gaúcho e com os servidores, que nos últimos dois anos foram penalizados com um ajuste fiscal sem precedentes”, critica o petista.

Piso do magistério

A justificativa da governadora para a compra da aeronave também foi rechaçada pela oposição. Yeda Crusius afirmou à imprensa que a compra do novo avião atende pedido feito pelo presidente Lula. “Se a questão é seguir uma sugestão do presidente, a governadora gaúcha deveria começar implantando o piso nacional do magistério e não questionando a medida na justiça como fez junto com outros governadores tucanos”, afirma o deputado Fabiano Pereira (PT). (Por Olga Arnt, do sítio PTSul)

*Charge do Kayser

Nenhum comentário: