22 janeiro 2009

Coluna







Crítica & Autocrítica - nº 49

* Barack Obama, o novo presidente dos EUA que tomou posse nesta terça-feira (20), segundo entendimento do Presidente Lula e de boa parte dos analistas políticos brasileiros, deve ampliar o relacionamento do seu país com a América Latina. Segundo externou o presidente brasileiro 'o momento político americano é uma oportunidade para o fim do bloqueio econômico a Cuba. Os Estados Unidos, durante muito tempo, tiveram uma política equivocada para a América Latina'. Para Lula o "olhar" de Obama sobre a América Latina deve ser "democrático e desenvolvimentista", principalmente para os países da América Central e do Caribe. O presidente disse ainda que não há "nenhuma explicação científica" para o embargo a Cuba. "É importante que Obama faça um sinal para Cuba. É importante que o bloqueio seja desobstruído para que Cuba possa ter uma vida normal como todos os países, tendo relação com todos os países".
...

* Ainda na avaliação do presidente brasileiro, a crise financeira internacional, "que nasceu dentro dos Estados Unidos", a busca de um acordo na Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a negociação pela paz no Oriente Médio são os principais desafios de Obama.
...

* Importantes e sinceras as reflexões do presidente Lula. Mas eu, escaldado que sou com os 'gringos', continuo com os dois pés atrás com Obama. Fico com a posição do companheiro Cristóvão Feil, sociólogo e editor do excelente blog 'Diário Gauche', que sintetizou, meses atrás, suas expectativas sobre o novo presidente norteamericano: "uma pequena esperança e um zilhão de dúvidas'.
....

* "O PT de Santiago recebeu significativo reforço com a entrada do companheiro Júlio Prates (noticiado em primeira mão por este blog). E ele já está mostrando a que veio: a dura mas necessária resposta que deu em seu blog à demagogia do vice-prefeito 'pepista' Júlio Ruivo, do PP (que destilou veneno e uma série de inverdades contra o PT e o governo do presidente Lula) é só uma mostra do que está por vir. O Prates, somando-se solidária e militantemente com a nova direção municipal do PT, ajudará com certeza a recolocar o partido no patamar onde sempre deveria ter estado: na vanguarda das lutas dos trabalhadores e oprimidos de Santiago e Região, denunciando as injustiças, os bastidores da 'política tradicional', desmascarando os enganadores e exploradores do povo e ajudando a fomentar a consciência de classe do nosso povo trabalhador e da juventude". (...)
...

* Transcrevi, acima, parte da postagem com que este blogueiro saudava, em 28 de setembro de 2007, a filiação no PT santiaguense de Júlio César de Lima Prates. Nesta mesma coluna 'Crítica & Autocrítica', de nº 10.
...

* Pois soube na semana passada, através do blog do próprio Prates, que ele havia decidido desfiliar-se do Partido dos Trabalhadores, alegando razões profissionais e também pelo motivo de hoje, para ele, "reinar em Santiago um suposto purismo ideológico, exigem de mim uma conduta impossível". Em resumo, queixou-se de um suposto patrulhamento ideológico executado por petistas, que o criticaram pelas relações explícitas e elogiosas (de parte a parte) que ele vinha adotando nos últimos tempos com expoentes da direita local e estadual. Eu mesmo fui um dos companheiros que, construtiva e lealmente, procurei alertá-lo do equívoco que estava realizando, mas é evidente que não obtive sucesso.
....

* Eu, sinceramente, lamento este desfecho, ainda mais porque tenho uma longa trajetória de amizade com o Júlio. Também não concordo e não aceito os argumentos com que ele justificou sua saída. Como coloquei na postagem acima citada, apostei que a vinda do Prates para o PT local ajudaria o partido a sair da inércia e da mesmice que se encontrava. E eu não estava sozinho: como está registrado nas Atas da agremiação partidária, a maioria dos militantes, através de seu Diretório Municipal, acreditaram no Júlio Prates e o alçaram, mesmo contra a vontade de setores de sua direção, como o seu candidato ao Executivo Municipal no último pleito, juntamente com a valorosa companheira Vívian Dias (que continua filiada ao partido e firme na luta), nossa candidata a vice-prefeita.
...

* O referido processo eleitoral (ainda não suficientemente debatido e analisado pelo PT local, que continua acéfalo de direção) não teve o retorno esperado - nem pelo Júlio Prates, nem pela maioria dos abnegados filiados, militantes e simpatizantes do PT que mantiveram a disciplina e a ética partidária e apoiaram entusiasticamente seus candidatos. Lamentável foram as deserções, as 'trairagens' constatadas; alguns também 'fugiram da raia' e apoiaram candidatos de outros partidos. Sobre isso, aliás, a Comissão de Ética do PT local (ou regional) ainda não posicionou-se. Esperamos que o faça, 'inda que tardia'.
...

* Isso tudo, mais o fato de o partido não ter tido a necessária unidade nesse momento tão ímpar, somado a problemas de estratégia de campanha, equívocos táticos, a falta de recursos financeiros, a evidente falta de formação política da maioria da direção e dos candidatos à vereança, além da sórdida campanha do 'voto útil' no candidato do 'frentão', trouxeram enormes prejuízos para a campanha, que traduziu-se numa grande derrota política e eleitoral, tendo o resultado final ficado muito aquém do esperado - e das potencialidades da sigla (tanto para o Executivo, quanto para a Câmara de Vereadores).
...

* Mas, enfim, a luta continua; que o Júlio Prates tenha sucesso nas suas novas empreitadas, e que o PT local procure fazer uma autocrítica e reavalie e acerte o seu presente, buscando um futuro bem mais promissor, recuperando seus espaços e sendo coerente com sua história, é o que desejamos. Afinal, o PT (tanto local quanto nacionalmente) ainda não esgotou, creio eu, todas as suas possibilidades como partido de esquerda e existem muitos quadros bons e qualificados em Santiago. Havendo disposição, garra e vontade política, ainda há tempo para isso.
...

* Amanhã, 23/01, às 11 horas, estarei colando grau no curso de Direito no UniRitter. À noite (este é também um convite aberto!), no Restaurante Villaggio (Av. Guilherme Shell, 6750 - Canoas Shopping) haverá uma pequena confraternização com familiares, colegas e amigos. Agradeço de antemão as presenças e envio meus sinceros abraços à todos (as)! (Por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão').

*****

**Crítica & Autocrítica: coluna que mantenho
(i)regularmente no Blog 'O Boqueirão' http://oboqueirao.zip.net

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela formatura. Teho certeza de teu êxito no campo do Direito, só reservado para os ue ousam! um abraço, ruy gessinger

JÚLIO GARCIA disse...

Gracias pelas palavras carinhosas e de incentivo, conterrâneo Ruy.
Aproveito para informar que tenho acessado seguidamente teu blog, por sinal, muito qualificado.
Abraço!