19 janeiro 2009

Nota do PT/RS



A DIREÇÃO EXECUTIVA DO PT DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, reunida na data de hoje, deliberou por unanimidade, levar a público suas considerações a respeito do convite realizado pelo Prefeito de Canoas Jairo Jorge ao Sr. Cézar Busatto:

1. A trajetória do PT na luta pela democracia, pelo pluralismo, pela liberdade de expressão, e em particular pela história do PT em Canoas, a sua relação, o diálogo e o compromisso histórico com os movimentos sociais e a sociedade civil, o Programa de Governo e as alianças políticas constituídas no município, coroou-se com a vitória de Jairo Jorge à Prefeitura de Canoas.

2. No entanto, diálogo para nós nunca foi justificativa de ocultar opiniões e compromissos programáticos, razão pela qual manifestamos que a trajetória do Sr. César Busatto no governo que antecedeu ao da Frente Popular no RS, no parlamento, na prefeitura de Porto Alegre e no atual governo estadual, foi notoriamente privatista, neoliberal e descomprometida com a gestão da coisa pública e esteve, recentemente, envolvido num dos maiores casos de corrupção da política gaúcha, em decorrência disto, por absoluta falta de condições políticas e elevado grau de questionamento ético-moral feito pela sociedade teve de sair do Governo Yeda.

3. A presença deste senhor no Governo Municipal de Canoas não iria colaborar na execução de políticas públicas sintonizadas com o resultado das eleições naquela cidade, mas as descaracterizariam.

4. A Executiva Estadual do PT reafirma sua avaliação da inadequação desse convite e reconhece como positiva a reavaliação do companheiro Jairo Jorge.

5. Por fim, a Executiva Estadual do PT do RS entende ser necessária a construção de uma reflexão coletiva, a partir da direção municipal, juntamente com o Prefeito Jairo Jorge, que compatibilize a condição de governante e da governabilidade - desejada por todos nós - com o projeto político do PT, que dialoga com todas as pessoas de bem do Brasil, do Rio Grande e de Canoas.

Porto Alegre, 19 de janeiro de 2009.
Executiva Estadual do PT/RS.

*Com o sítio PTSul

Nenhum comentário: