15 janeiro 2009

Nova polêmica no PT gaúcho



NOMEAÇÃO DE CEZAR BUSATTO EM CANOAS GERA POLÊMICA NO PT

O universo político gaúcho, especialmente o da região metropolitana de Porto Alegre, foi surpreendido na manhã de hoje com a notícia, veiculada no blog da jornalista Rosane de Oliveira (ZH), dando conta da nomeação realizada pelo prefeito Jairo Jorge (do PT, na foto acima) do ex-deputado Cezar Busatto (PPS) para uma secretaria em Canoas: "O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, gosta de cutucar o PT com vara curta: neste momento, está dando posse ao ex-deputado Cezar Busatto, e ex-chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius, como Secretário Especial de Estratégia e Inovação. Busatto, para quem não lembra, caiu depois da divulgação de uma gravação feita pelo vice-governador Paulo Feijó, na qual dizia que os partidos se financiam em órgãos como o Detran, o Daer e o Banrisul. Na CPI do Detran, Busatto foi massacrado pelos deputados do PT, que agora terão de aceitá-lo como integrante da administração da mais importante cidade governada por um prefeito petista no Estado. Jairo Jorge disse que considera o episódio da gravação de Feijó superado: _ A contribuição que Busatto deu ao Rio Grande do Sul é muito maior. O episódio não macula a imagem pública dele.
O PPS de Busatto apoiou a candidatura de Jairo Jorge desde o primeiro momento, mas a indicação do ex-deputado _ um dos maiores algozes do governador Olívio Dutra no período de 1999 a 2002 _ não passará facilmente pela garganta de líderes como o deputado Raul Pont".

REPERCUSSÃO

Segundo informa o blog RS Urgente, o líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado Raul Pont, classificou como inaceitável, absurda e lamentável a decisão do prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), de nomear Cezar Busatto para a Secretaria Especial de Estratégia e Inovação. "Quem acompanhou a CPI do Detran, sabe que esse cidadão não tem a mínima condição de assumir um cargo numa administração petista. É lamentável que o prefeito Jairo Jorge tenha tomado essa decisão", resumiu Pont.

O deputado petista lembrou ainda que Busatto foi um dos homens fortes do governo Britto, articulador da oposição ao governo Olívio Dutra na Assembléia Legislativa, um dos líderes do governo Yeda e que, na condição de chefe da Casa Civil do atual governo tentou, hipocritamente, silenciar o vice-governador Paulo Feijó.

"Tenho certeza de que a posição do partido será a mesma", declarou. A Executiva Estadual do PT reúne-se na próxima segunda-feira (19).

*Com o blog 'O Boqueirão'

Um comentário:

Guga Türck disse...

Tchê, essa foi braba...