10 maio 2009

Coluna














Crítica & Autocrítica – nº 54


* A matéria explosiva deste final de semana da nada isenta revista Veja mostra que o governo Yeda está por um fio, literalmente descendo ladeira abaixo. Por muito menos Jackson Lago (PDT) e Cássio Cunha Lima (PSDB) foram cassados.
...

* Na verdade, o que está por detrás do pano é o interesse do tucano José Serra (e do grupo Abril) de livrar-se do peso negativo que um moribundo governo Yeda, também tucano, representará no ano que vem, em meio à campanha presidencial. Melhor perder os anéis agora do que os dedos amanhã.
...

* Frei Beto acertou’ na mosca’ sobre o que tem ocorrido no Brasil, especialmente nos grandes centros – e nos últimos anos, quando do transcurso do 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores. Disse ele: “O 1º de maio é Dia do Trabalhador, data histórica marcada por sangue, suor e lágrimas. Lamento a sua progressiva despolitização, transformada em showmícios animados por bandas e sorteios. A classe operária jamais chegou ao Paraíso, mas alguns de seus líderes sim, apegados ao poder e às mordomias. O desemprego se amplia à sombra da crise do capitalismo. Onde estão as mobilizações para reverter essa conjuntura?” ...

* Manifesto que foi encaminhado ao PT Estadual, do qual sou um dos signatários, juntamente com o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Adeli Sell, com a ex-vereadora porto-alegrense Margarete Moraes, além de outros(as) companheiros(as) do PT gaúcho:

“Somos militantes históricos do PT gaúcho e nos sentimos profundamente desconfortáveis com as declarações públicas, tanto de dirigentes nacionais quanto estaduais de nosso partido.

Defendemos um amplo debate político e ideológico no PT acerca dos rumos a serem tomados em nível nacional e local, construindo um leque de alianças amplo, criterioso, que leve em conta os aspectos de sustentação de nossa candidatura à presidência da República e para o governo do Rio Grande do Sul.

Mesmo que o calendário estadual esteja em dissintonia com a nacional, não vemos motivos para agressões públicas de lado a lado. Nenhuma das recentes declarações contribui para o fortalecimento de nossas posições nem nos ajudam a vencer os pleitos que se apresentam para 2010.

Achamos que os três candidatos representam muito bem nosso partido. Desejamos mais tempo para discutir programa e alianças. Queremos continuar o debate com nossos filiados para que cheguemos a uma formulação consensuada.

Mantemos nossa posição histórica de defender um amplo partido de massas, democrático, socialista, sem sectarismos, aberto a alianças mas sem capitulação programática.

Apelamos aos nossos candidatos e dirigentes para que realizemos um debate fraterno
, com conteúdo político e programático, sem personalismos e sem fulanizar o embate.”
...

* O documento acima está aberto às adesões dos companheiros petistas interessados. (...)
...

* PT de Santiago, com a realização exitosa do 1º Seminário Regional de Formação Política recentemente ocorrido, dá mostras de que começa a sair da inércia que o acometia, ‘sacode a poeira, dá a volta por cima’ e busca retomar sua organização e militância aguerrida no município (como nos velhos tempos!). Saudações!
...

* Preocupantes notícias que nos chegam dão conta de grave crise por que passa o setor de Hemodiálise do Hospital de Caridade (?!) de Santiago. Há um bom tempo o HCS, Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal não se entendem. Quem perde com essa queda de braço é a população. (...)
...

* Para encerrar, busco esta fala do presidente do Movimento dos Sem Mídia, Eduardo Guimarães, editor do ótimo blog Cidadania.com, sobre o Ato Público ‘Saia às Ruas’ (foto acima) realizado esta semana em Brasília pedindo a saída de Gilmar Mendes do STF: “Ontem à noite, a Cidadania deu um passo enorme em direção a um novo país, a uma nação de cada vez mais cidadãos que cada vez mais sabem que a responsabilidade de barrar aqueles que tentam dividi-los por critérios raciais e econômicos, é de todos. Que qualquer um pode fazer diferença.
Isso tudo não tem volta. São processos históricos que, de uma vez que começam, não podem mais ser detidos. A mudança começou.”
(Por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão’)
.....

*Crítica & Autocrítica
- coluna eletrônica que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão'

**Leia a coluna completa no http://oboqueirao.zip.net/

Um comentário:

Unknown disse...

Júlio,amei o movimento"Fora Gilmar".Lamento que os jornalista,que deveriam cobrir tudo o que ocorre no país,se venderam por meia pataca.

Abrs.