20 maio 2009

CPI da Corrupção



SERÁ PRECISO AINDA MAIS 'FATOS NOVOS'?

Apesar da tentativa desesperada do governo Yeda, do PiG*, dos deputados governistas ... e de alguns deputados 'amigos' ou 'não suficientemente convencidos' de sua necessidade (como é o caso dos três do PDT, Gerson Burmann, Giovani Cherini e Kalil Sehbe), a tendência é que a CPI que investigará a corrupção no governo gaúcho finalmente materialize-se nos próximos dias. Isso, se a direção do PDT, pressionada por sua base e pela opinião pública, não fechar questão antes. Afinal, os 'fatos novos' surjem a cada dia, inclusive oriundos das 'revelações' contidas nas reportagens da serrista-nada-isenta revista Veja, agora numa cruzada envolvendo a detonação de Yeda & Cia (para não atrapalhar demais os planos do provável candidato presidencial tucano no ano vindouro).

Segundo informa a deputada Stela Farias (PT), as 19 assinaturas necessárias para sua instalação serão obtidas, o mais tardar, até a próxima semana, inclusive com duas provenientes do DEM (partido do vice governador Paulo Feijó).

A propósito disso, a parlamentar oposicionista informou que a CPI, uma vez instalada, também poderá analisar se houve enriquecimento ilícito de agentes do Estado, dentre outras denúncias igualmente graves. Segundo declaração de Stela para o sítio PTSul, a comissão deverá investigar se os valores, arrecadados na campanha ou oriundos de fonte irregular, foram usados para aquisição de bens ou para forrar contas bancárias de agentes públicos. “Se houve desvio de valor de campanha para contas particulares ou para pagar contas particulares estamos diante de apropriação indébita, prevista no Código Penal e não diante de crime eleitoral propriamente dito. E se neste fato houver o envolvimento de agentes políticos do Estado, a Assembleia tem competência para investigar. Quem diz o contrário não quer a CPI”, defendeu a petista.

Segundo ela, há fortes indícios de improbidade administrativa e de crime de responsabilidade nas denúncias contra o governo gaúcho. “As duas leis preveem que qualquer procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo atenta contra a probidade da administração e configura crime de responsabilidade, podendo os mandatários ser responsabilizados pela Justiça ou pelo parlamento”, argumentou. Lembrou ainda que a CPI deverá investigar, também, suspeitas de fraude em licitações, superfaturamento de contratos e formação de lobbies para beneficiar empresas privadas a partir de estruturas de secretarias de Estado. O descontrole governamental, agravado por advocacia administrativa, que redundou na demissão da delegada Estella Maris Simin da presidência do Detran, também consta como ponto a ser apurado no requerimento para a abertura da comissão parlamentar de inquérito.

Fórum dos Servidores Públicos promove Passeata Luminosa nesta quinta-feira

Por sua vez, o SEMAPI e o Fórum dos Servidores Públicos estão reforçando a mobilização e convocaram para esta quinta-feira (21/05),uma mobilização pelo impeachment da governadora Yeda Crusius. A mobilização deverá contar também com uma 'passeata luminosa' que sairá às 18,30 h da frente do Cpers-Sindicato, direcionando-se até a frente do Palácio Piratini, onde ocorrerá um Ato Público.

*PiG: Partido da Imprensa Golpista

**Com o sítio PTSul

Um comentário:

Claudinha disse...

Obrigada pela informação do trajeto, já atualizei o blog!