28 maio 2009

'Progenitora' sob suspeição







Deputado Bohn Gass quer que a governadora seja investigada

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa afirmou nesta quarta-feira (27) que já é mais do que tempo de a Justiça decidir sobre o pedido da Polícia Federal para investigar a governadora. Elvino Bohn Gass defendeu, ainda, o afastamento imediato da assessora de Yeda Crusius (foto), Walna Vallarins Meneses, flagrada em diálogo sobre negociação de valores com a lobista da empresa Magna Engenharia, Neide Viana Bernardes. “Desde a investigação do Detran, temos a convicção de que é preciso investigar a governadora. Os novos fatos só reforçam esta convicção”, argumentou o petista.

Bohn Gass lembrou que, na CPI do Detran, o PT apresentou voto em separado, mais tarde transformado em representação encaminhada à Polícia Federal e ao Ministério Público, que apontava para a necessidade de investigar a chefe do Executivo. “Naquele momento, percebemos que recaíam suspeitas fortíssimas sobre a governadora. Da mesma forma, nosso voto recomendava a investigação do ex-secretário Delson Martini, de Marcelo Cavalcanti e de vários outros agentes cujo trânsito público se dava sempre muito próximo da governadora”, apontou, lembrando que, meses depois, muitos destes personagens estão sendo investigados.

Brincando de casinha


O líder petista afirmou, ainda, que “a governadora não pode continuar governando o Estado como se estivesse brincando de casinha”. Bohn Gass se refere à declaração, publicada pela imprensa no dia 12 de maio, em que Yeda Crusius afirma que “já avisei que mamãe não protege mais”. “Definitivamente, esta não é uma fala de quem conhece o tamanho, o valor e a importância do cargo que ocupa. Mas queremos saber, afinal, quem ela protegia? Talvez, a resposta esteja na afirmação de Neide Bernardes ao empresário Edgar Cândia de que a progenitora maior do Estado sabe.”

Neide, segundo a Polícia Federal, era contato da quadrilha suspeita de desviar mais de R$ 300 milhões de obras sob responsabilidade do governo gaúcho, com Walna Villarins Meneses. (Por Olga Arnt, do sítio PTSul).

Nenhum comentário: