05 julho 2009

Golpe em Honduras (II)















Honduras: Repressão no aeroporto causa duas mortes

Da BBC Brasil: Pelo menos duas pessoas morreram neste domingo em Honduras quando soldados dispersaram uma manifestação a favor do presidente deposto Manuel Zelaya no aeroporto de Tegucigalpa.

Milhares de pessoas tentaram chegar ao aeroporto quando o avião de Zelaya deixou Washington tentando voltar para Honduras.

O avião que levava o presidente deposto fez várias tentativas de pouso no aeroporto. Por telefone, dentro do avião, Zelaya afirmou que os soldados leais ao governo interino bloquearam a pista de pouso e o alertaram que poderiam atacar o avião caso a aeronave tentasse pousar.

A aeronave de Zelaya mudou sua rota e pousou na noite deste domingo na capital da Nicarágua, Manágua.

Os soldados dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes no aeroporto de Tegucigalpa e arredores, que teriam respondido com pedras, e a multidão invadiu um cordão de isolamento enquanto esperavam pelo avião de Zelaya.

Segundo informações de hospitais locais e da polícia, além dos manifestantes mortos, outras pessoas ficaram feridas no confronto.

O governo interino não deu permissão para que o presidente deposto voltasse ao país e as autoridades informaram que o avião deve pousar no país vizinho, El Salvador.

Por telefone, no avião que o levaria a Honduras, Zelaya enviou uma mensagem ao comandante do Exército hondurenho, general Romeo Vazquez.

"General, não destrua seu próprio povo e sua própria família. Nos ajude a tentar convencê-los (os responsáveis pela deposição do presidente) a reconsiderarem suas ações. O povo está nas ruas e eles não podem governar."

"Eles (os que depuseram o presidente) foram rejeitados por todos os países do mundo. Pare seus soldados, general, peço isso a você com todo meu amor como um cidadão hondurenho e como seu amigo. Pare o massacre em nome de Deus", pediu Zelaya. (...)

Violência

As agências internacionais forneceram relatos diferentes sobre os episódios de violência. Um fotógrafo da agência Associated Press informou que pelo menos uma pessoa morreu nas manifestações em favor de Zelaya, em frente ao aeroporto, enquanto relatos de mais mortes são divulgados por outras agências e meios de comunicação. Citando uma fonte policial, a agência France Presse informou que duas pessoas morreram e ao menos duas ficaram feridas, e a agência estatal de notícias da Venezuela divulgou que três pessoas morreram e várias ficaram feridas durante um ataque das forças de segurança contra apoiadores do presidente deposto. (Com a BBC e a Folha Online)

*Foto: jovem manifestante morto pelo exército hondurenho - Eduardo Verdugo/AP

*Edição deste blog

Nenhum comentário: