01 agosto 2009

Poemas


















Leon e Natália em Coyoacan

desta vez não vai ter neve como em petrogrado aquele dia
o céu vai estar limpo e o sol brilhando
você dormindo e eu sonhando
nem casacos nem cossacos como em petrogrado aquele dia
apenas você nua e eu como nasci
eu dormindo e você sonhando
não vai mais ter multidões gritando como em petrogrado aquele dia
silêncio nós dois murmúrios azuis
eu e você dormindo e sonhando
nunca mais vai ter um dia como em petrogrado aquele dia
nada como um dia indo atrás do outro vindo
você e eu sonhando e dormindo

***

Quando eu tiver setenta anos

quando eu tiver setenta anos
então vai acabar esta minha adolescência

vou largar da vida louca
e terminar minha livre docência

vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito

vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades

de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito

então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência

***

Para a liberdade e luta

me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu

me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido
tocou a pedra da paixão

(Poemas de Paulo Leminsky)

Foto: Praça dos Coiotes - Coyoacan - México

2 comentários:

Unknown disse...

Júlio,affffffff hoje extrapolaste.
Leminsky é viagem profunda.

"nada como um dia indo atrás do outro vindo
você e eu sonhando e dormindo"

Haja sensibilidade...

Abrs!

JÚLIO GARCIA disse...

Yvy, fecho contigo 100%! Leminsky é d +!!!
Bom findi.
Abração!