25 agosto 2009

Verdade & Mentira (II)


















Sobre a arte de criar subfactóides


*Por Marcelo Duarte

A Zero Hora deve se comunicar com sua sucursal em Brasília via sinais de fumaça.

Só assim para entender o porquê de um factóide de um factóide merecer divulgação.

Pelo menos desde o último sábado, 22, em Brasília, já se sabia que técnicos da Receita Federal (RF) ligados à ex-secretária Lina Vieira seriam exonerados de suas funções.

Henrique Jorge Freitas, subsecretário de Fiscalização, Marcelo Lettieri, coordenador-geral de Estudos, e Alberto Amadei, assessor especial do gabinete da secretaria, foram comunicados de suas exonerações pelo atual secretário, Otacílio Cartaxo, ainda na última quinta, 20. O trio teria participado da elaboração de parte do dúbio discurso da ex-secretária no Senado e integraria, junto a outros servidores, a rede de proteção interna criada por Lina Vieira.

"O próximo passo - segundo Deco Bancillon, do Correio Braziliense, seria trocar os superintendentes do Fisco nos estados" a fim de dar estabilidade à gestão de Cartaxo. Em torno de 50 postos regionais estão em jogo e são considerados chave por estrategistas do governo. "Durante os 11 meses em que esteve à frente da Receita - continua Bancillon, Lina Vieira remanejou quase todos, criando uma espécie de rede protetora fortemente identificada com sua filosofia de trabalho".

Uma filosofia, como se sabe, afinada com interesses tucanos e oposicionistas.

Lina Vieira, cujo marido foi ministro durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), tem ligações políticas com o senador Agripino Maia, dos Democratas (Dem) do Rio Grande do Norte.

Como se isso não fosse suficiente, na última sexta, 21, já se sabia que Lina Vieira não conseguira mostrar, em seu depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sequer uma evidência da suposta reunião, no final do ano passado, com Dilma Roussef, quando então a ministra-chefe da Casa Civil supostamente teria pedido-lhe que "agilizasse" inquérito em andamento contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o que foi interpretado pela mídia oligárquica e pela oposição como ingerência indevida da Casa Civil sobre a RF. Lina declarou que o referido encontro ocorreu em 19 de dezembro, mas o sítio Portal da Transparência revela que, nessa data, ela estava em Natal, no Rio Grande do Norte.

Porém, como nesse caso ZH não está interessada em fazer jornalismo, resolveu reverberar um factóide de um factóide. Um subfactóide, no caso.

Ou seja, mesmo tendo como saber que (i) vários técnicos da RF seriam exonerados de suas funções porque (ii) a farsa montada por Lina Vieira, pela oposição e pela mídia oligárquica caiu por terra, donde a necessidade política de se desmontar a rede de proteção criada pela ex-secretária na RF, ZH preferiu, ontem, 24, dar voz ao "protesto", via pedido coletivo de exoneração, de servidores integrantes da referida rede que já sabiam que seriam exonerados de suas funções, e exatamente por dela fazerem parte.

Iraneth Weiler, chefe de gabinete de Lina, e Alberto Amadei, assessor especial do gabinete, ambos muito próximos à ex-secretária, tiveram suas exonerações publicadas ontem, no Diário Oficial da União.

Em "protesto", uma série de servidores de carreira - que, nunca é demais lembrar, já sabiam que seriam exonerados - anteciparam-se e criaram um factóide do factóide, prontamente reverberado por ZH. Como ficaria feio serem exonerados por terem oferecido, de algum modo, suporte político ao ardil oposicionista - já que integrantes da "rede protetora" criada na RF por Lina, "fortemente identificada com sua filosofia de trabalho" -, antecipararam-se criando um fato político, isca que só morde quem tem interesse em o divulgar.

Além de Henrique Jorge Freitas e Marcelo Lettieri, que já sabiam de suas exonerações pelos menos desde a última quinta, 20, assinaram o pedido coletivo Fátima Maria Gondim, coordenadora-geral de Cooperação Fiscal e Integração, Frederico Augusto Gomes de Alencar, coordenador-geral de Contencioso Administrativo e Judicial, Luiz Tadeu Matosinho Machado, coordenador-geral do Sistema de Tributação, e Rogério Geremia, coordenador-geral de Fiscalização, bem como os superintendentes regionais Eugênio Celso Gonçalves (6ª Região Fiscal, MG), Altamir Dias de Souza (4ª Região, PE), Dão Real Pereira dos Santos (10ª Região, RS), Luiz Gonzaga Medeiros Nóbrega (3ª Região, CE), e Luiz Sergio Fonseca Soares (8ª Região (SP), assim como o superintendente-adjunto da 7ª Região (RJ), José Carlos Sabino Alves.

Segundo os endossantes da missiva, o "afastamento voluntário" - pero no mucho, convém frisar - ocorre por "compromisso com a Receita, a Justiça e a sociedade brasileira".

O capachismo de ZH é tão grande que a depuradora de melífluos sabores, que ainda não pediu a cabeça de Edson Goularte, atual secretário da Segurança Pública do novo jeito de governar, publicou a carta-protesto-pedido coletivo de exoneração na íntegra e falou em crise na "toca do leão:

- "O pedido de exoneração de seis superintendentes da Receita Federal, em protesto contra a demissão de servidores ligados à ex-secretária Lina Vieira, fez crescer a crise que atinge a toca do Leão. Os superintendentes interpretaram a demissão de servidores ligados a Lina como retaliação e partiram para a revanche, acusando o governo de ingerência política".

Não há como levar à sério o jornalismo político de ZH.

Engana-se quem pensa, porém, que esse desesperado rearranjo de peças no tabuleiro da sucessão presidencial é um movimento exclusivo da mídia golpista guasca. Como ontem revelou Luis Nassif, a intenção do jogo nunca foi chegar à verdade, mas "mentir sistematicamente até que a pecha de mentirosa pegasse na vítima. Em plena segunda, com a trama desvendada, prosseguem mentindo".

*Marcelo da Silva Duarte é jornalista, editor do blog La Vieja Bruja - http://www.laviejabruja.blogspot.com/ (fonte desta postagem)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Júlio,

Grato pela reprodução do texto, antes de tudo.

Agora, quando tiveres tempo, dês uma olhada nessa entrevista analisada por Luis Nassif, onde tudo que se especulava sobre Lina, factóides e subfactóides foi confirmado inclusive por Everardo Maciel, chefe da Receita nos anos tucanos, como bem deves lembrar.

É dose essa mídia golpista.

Um abraço.