04 novembro 2009

Coluna C&A



















Crítica & Autocrítica – nº 60

* Meio ambiente gaúcho em alerta! Agora o ataque se concentra na legislação ambiental, e vem através das propostas contidas no PL 154, de autoria do deputado peemedebista Edson Brum. A relatoria do mesmo é do deputado Marquinhos Lang, do Democratas (ex-PFL), e já está na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, com parecer ‘favorável’.

* O professor Paulo Brack, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faz gravíssima denúncia sobre a política de extermínio da legislação ambiental e outros crimes ecológicos realizados pelo governo gaúcho, sob a batuta da governadora Yeda Crusius: “O setor ambiental está sofrendo uma pilhagem no Rio Grande do Sul. O Estado, na área ambiental, deveria responder às demandas da sociedade e não apenas as de um grupo de empresas. Os técnicos da área ambiental não conseguem fazer nada e são pressionados a emitir licenças para obras sem estudo de impacto ambiental prévio. O cenário é bizarro e marcado pela truculência.”

*Denuncia ainda o professor que desde o governo Germano Rigotto (2003-2006), a área ambiental do Estado foi loteada entre políticos do PSDB, numa espécie de prêmio de consolação para candidatos que não tinham sido eleitos. Já passaram pela secretaria o deputado estadual Adilson Troca, o ex-chefe da Casa Civil, José Roberto Wenzel e o candidato a deputado não eleito Mauro Sparta. “Cada um deles ficou cerca de um ano na Secretaria, sem nenhuma política consistente. No governo Yeda, a situação se agravou ainda mais”.

*Ressalta Paulo Brack que “em abril de 2007 ocorreu uma intervenção branca na área ambiental do Estado para favorecer as grandes empresas de celulose, rompendo as barreiras do zoneamento que tinha sido elaborado pelos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A partir daí, o governo decidiu simplesmente afastar qualquer técnico ou administrador que pudesse ser um obstáculo a essa tendência de liberação total de empreendimentos. Em 2008, exemplifica, apenas 0,4% dos pedidos de licenciamento foram recusados. “Isso vai contra toda necessidade de obedecer ao sistema nacional de meio ambiente e suas leis”. (Vide matéria completa postada originalmente no blog RS Urgente, repercutida neste blog em 27/10/09).

* A Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDEMA-RS) lançou uma ação via internet para lotar as caixas de correspondência dos deputados da comissão com mensagens de protesto e indignação contra as mudanças propostas pelo PL 154. (...)

* PED (Processo de Eleições Diretas) do PT será no próximo dia 22. As direções nacional, estaduais e municipais serão, pelo menos em tese, renovadas.

*Aliás, a renovação no partido é mais do que necessária, mas não só das pessoas: sobretudo das políticas e dos métodos utilizados por essas direções, na busca dos valores outrora tão caros aos petistas, como o da solidariedade, da coerência nas alianças, da combatividade e da ética, por exemplo.

* Algüém já disse que o governo (Lula) vai bem, mas o partido ... o partido... tem problemas, e sérios... E isso não é um fenômeno localizado, é quase que geral. Lamentavelmente.

* A bem da verdade, um dos (poucos) avanços que houve no último período, e que inclusive foi saudado por este blogueiro, foi a criação do Código de Ética do PT. Só que muitos dirigentes ainda o ignoram solenemente. Exemplo disso é o acúmulo de cargos nas Direções Executivas Municipais com funções de CCs em alguns municípios onde o PT é governo. Isso é vetado pelo novo Código de Ética Petista. Sem falar em denúncias de outras práticas não muito republicanas que nos tem chegado com preocupante regularidade... não muito diferente dos partidos tradicionais que sempre criticamos.

* Preocupado com essa série de desvios, com o burocratismo e excesso de pragmatismo (e com algumas cositas mas, como por exemplo, com os lamentáveis vetos e boicotes à companheiros históricos que tinham muito à contribuir para qualificar nossos governos, mas que estão sendo solenemente escanteados por aqueles a quem ajudaram a eleger, que preferem governar com os cristãos novos e aliados pouco recomendáveis política e eticamente) e para ajudar a reoxigenar a discussão (interna e externa), é que encaminhei em setembro passado à Direção Estadual, incentivado por um pequeno - mas fiel - grupo de companheiros, meu pedido de inscrição como pré-candidato à deputado estadual pelo PT. À exemplo do que fiz em 1990, quando fui candidato à deputado federal, lançado pela Regional Fronteira Oeste do PT.

* É, talvez neste momento, uma das contribuições políticas mais concretas que posso dar. Mas ainda estou refletindo sobre isso. Então, 'bola pra frente'; como diz a famosa frase de Pompeu: "Navigare necesse; vivere non est necesse", cantada magistralmente por Fernando Pessoa: ‘Navegar é preciso... viver... não é preciso’.

* Semana passada estive conhecendo a sede do Consórcio Sinos, em São Leopoldo, atendendo convite do Secretário Executivo do Consórcio, meu companheiro e amigo Júlio Quadros. Atualmente, preside o Consórcio Sinos (integrado pela maioria dos municípios da região metropolitana) o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi (PT).

* Conheço o Júlio de longa data. Tive o prazer de militar com ele desde os anos 90, no Diretório Estadual do PT. E, mais recentemente, durante quatro anos, trabalhamos juntos na CGTEE, que ele presidiu com dedicação e competência, saindo para concorrer à deputado estadual nas últimas eleições.

* Júlio Quadros foi também presidente do PT/RS, em cuja gestão ocorreu a histórica vitória de Olívio Dutra (Frente Popular) para o governo do Estado. É candidatíssimo à deputado estadual nas eleições de 2010. Atualmente, é o 1º suplente da bancada estadual do PT/RS. (...) (Por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão’)

*Crítica & Autocrítica - 'coluna eletrônica' que publico (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão' - Leia a coluna completa em: http://oboqueirao.zip.net/

Nenhum comentário: