24 novembro 2009

RS: CPI divulga novos áudios


















LIGAÇÕES (MAIS QUE) PERIGOSAS

Áudios mostram articulação de agentes públicos e privados para garantir aprovação do aumento de impostos

Porto Alegre/RS - Quatro áudios inéditos foram exibidos na CPI da Corrupção nesta segunda-feira (23) a pedido do deputado Daniel Bordignon (PT). Interceptadas pela Polícia Federal em outubro de 2007, três gravações revelam diálogos travados entre o deputado estadual Marco Peixoto (PP) e o ex-diretor da CEEE Antônio Dorneu Maciel. O último dos áudios mostra uma conversa entre Maciel e o ex-presidente do TCE João Luiz Vargas. Nos diálogos, há referências a uma reunião com a governadora Yeda Crusius, a um acerto com o ex-presidente do TCE João Luiz Vargas e a uma conversa com o “campeão”, que teria sido identificado como o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem/RS, Athos Cordeiro.

Além disso, os diálogos falam de um livro que seria entregue depois de uma suposta homenagem que seria conferida a Peixoto pelos serviços prestados. O parlamentar afirmou, de forma irônica, que teria recebido “o diploma de honra ao mérito, grau de comendador...alto grau”. Mais adiante, há referências de que Maciel também seria “homenageado”.

No último áudio exibido, João Luiz Vargas contou a Maciel que conversou com o campeão, mas que não recebeu “os livros prometidos”. Maciel recomendou que o ex-presidente do TCE não desse “folga para ele”.

Na avaliação de Bordignon, a conversa em linguagem cifrada – homenagem, diploma de honra ao mérito e livros – revela a forte articulação de agentes públicos para usufruírem do apoio financeiro de um determinado sindicato para tentarem garantir a aprovação do projeto de aumento de impostos, apresentado pela governadora Yeda Crusius no final de 2007.

Para o deputado, as gravações fragilizam o movimento de parlamentares governistas com o propósito de assegurar a vaga aberta pela aposentadoria de João Luiz Vargas no TCE para o deputado Marco Peixoto, um dos interlocutores das conversas grampeadas pela PF. (Por Olga Arnt, do sítio PTSul)

*Edição e grifos deste blog

Nenhum comentário: