18 dezembro 2009

Entrevista










‘Vou ser o presidente de todos os petistas, sem exclusões e sem exclusivismos’, diz Adeli Sell

O vereador Adeli Sell (foto), eleito recentemente para presidir o Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre a partir de março/2010, concedeu entrevista ao jornal O Cruzeiro, da capital gaúcha. À seguir, os principais trechos:


Adeli Sell falou na entrevista sobre os motivos que o levaram à vitória sobre o vereador Carlos Todeschini (com quem disputou o 2º turno das eleições internas – PED - do PT), quebrando uma hegemonia de 30 anos das principais correntes internas (capitaneadas principalmente pela DS e pelo PT Amplo): “Acredito que vencemos porque aglutinamos segmentos que, em muitos momentos do passado e, em alguns casos, ainda hoje, têm divergências políticas, mas querem reestruturar o partido, voltar a reencantar a militância. Conseguimos ampliar os apoios no 2º turno. Contamos para isso com a garra da nossa militância, com nosso trabalho de construção partidária desde a fundação do PT, bem como pelo trabalho e apoio dos militantes que queriam ver uma nova direção, com mais ousadia para falar para dentro e para fora do partido.”

Sobre as propostas que nortearão sua gestão, Adeli informa que “serão aquelas que o PT discutir e decidir. Mas vou levantar muitos temas que vão da questão do transporte, passando pela questão urbana, até saúde e segurança, para exemplificar, debatendo com todos, tirando posições que eu creio que serão mobilizadoras, ousadas, mas sempre viáveis.”

Adeli também falou sobre as dificuldades financeiras por que passa o PT portoalegrense: “Temos gravíssimos problemas que vamos enfrentar com ousadia. Mas não vamos cristianizar ninguém, pois isto não resolve nada. Vamos olhar para a frente. Buscar todo mundo para resolver estes problemas. Que serão resolvidos, tenha certeza disso”.

Em relação à manutenção (ou não) da sede municipal do partido, há anos funcionando na Av. João Pessoa: “Vamos ver se resolvemos o problema da sede municipal que é alugada e está em péssimas condições, com aluguel alto demais. Estou também fazendo um apelo público para que todos nos procurem para ajudar a sairmos destes impasses. Já estou fazendo a transição com meu amigo e companheiro, atual presidente, ex-vereador Marcelo Danéris, que já pegou a direção do partido numa situação bem difícil. Com unidade e firmeza, vamos dar a volta por cima em seguida, tenho convicção disso.”

Adeli informa que já está fazendo os movimentos necessários para isso: “Fui a Brasília para participar da reunião do Diretório Nacional, estive também na festa dos 30 anos do PT, que por sinal foi um sucesso, com a presença da Ministra Dilma Rousseff, vários ministros, senadores, deputados e muitos militantes partidários. Acertei a realização de três eventos em março, abril e maio, com as Setoriais das Mulheres, Negros e Sindical. Faremos também três fóruns com a ajuda da Direção Nacional do PT."

O trigésimo aniversário do partido será trabalhado com muito carinho: “O PT vai festejar 30 anos no próximo dia 10 de fevereiro. Abriremos o ano com várias atividades. A primeira será dia 19 de janeiro com um jantar com os bancários, que foram os iniciadores do PT aqui no RS. Faremos também várias festas populares em diversas regiões da cidade, socializando assim a comemoração com a participação massiva de nossos militantes, filiados e simpatizantes.”

Outro tema prioritário para ser tratado pela nova direção petista, informa Adeli, é discutir um problema antigo do PT, que é a Comunicação: “Já solicitei ao pessoal da Setorial de Tecnologia para estudar a reforma do site do partido, que é muito precário, para dar um salto de qualidade na comunicação. Nossa inserção na globosfera deverá ser priorizada.”

Em relação à oposição do PT ao governo Fogaça/Fortunatti: “Faremos uma oposição qualificada e respeitosa ao governo municipal, mas cobraremos todas as promessas de governo não cumpridas, que são muitas, porque temos que mostrar ao povo que foi um erro eleger o atual prefeito, e que o PT deve voltar ao Paço Municipal em 2012.”

Sobre as eleições do ano que vem, o próximo presidente do PT de Porto Alegre informa: “Já conversei bastante com o companheiro Raul Pont, que presidirá o partido no Estado à partir de março; estamos neste momento debatendo as possíveis coligações para as eleições de 2010. Vamos construir um discurso e uma prática comum, pois somos um partido político democrático, sempre respeitando as diferenças e agindo o máximo coletivamente. Nós acreditamos que o PT deve fazer um esforço para buscar o PDT para vice do companheiro Tarso Genro, bem como devemos tratar já também da discussão sobre a disputa pela prefeitura de Porto Alegre em 2012. Os governos Rigotto e Yeda (PMDB e PSDB) foram desastrosos para o RS, especialmente este último. Não podemos deixar que uma nova frente anti-PT seja formada, hegemonizada por Fogaça, do PMDB, cujo governo municipal é um desastre político e administrativo.”

Adeli Sell sintetiza como vai atuar na presidência do PT de Porto Alegre pelos próximos três anos: “ Vou ser o presidente da unidade de todos os petistas, sem exclusões e sem exclusivismos. Nenhum tema será tabu para a nossa direção. Todos poderão pautar seus temas e suas idéias.”

*Edição deste blog

Nenhum comentário: