15 janeiro 2010

Eleições 2010










PT e PDT iniciam diálogo em Porto Alegre

O futuro presidente do PT de Porto Alegre, vereador Adeli Sell (foto), participou de uma reunião com a bancada do PDT na Câmara Municipal de Vereadores. A notícia foi veiculada no Jornal do Comércio, de ontem. Além da pauta para o Legislativo em 2010, os parlamentares discutiram a possibilidade de aproximação entre os partidos para as próximas eleições. "Estamos tentando o diálogo com os partidos que possuem um histórico comum com o PT", argumentou Adeli.

Segundo o vereador pedetista Mauro Zacher, presente à reunião, a mesma sinaliza uma aproximação entre as legendas, mas não garante a adesão do partido à candidatura petista, pois o PDT tem também conversado com o PMDB de José Fogaça (que, se confirmar a renuncia à prefeitura de Porto Alegre para concorrer à governador, deixará a mesma para o atual vice José Fortunatti, do PDT).

Ambos os vereadores fizeram uma avaliação positiva da mesma, sendo que foi 'alinhado', ao final da reunião, um 'acordo de boas relações' entre PT e PDT, caso isso se confirme (a possibilidade do PDT assumir, este ano, a prefeitura da capital). Mauro Zacher avaliou que "há boas possibilidades do PT deixar o papel de oposição na capital, já que no plano federal apoiamos o governo Lula e a candidatura da ministra Dilma".

Adeli Sell acredita também que os dois partidos podem trabalhar em sintonia a partir deste ano, independentemente dos rumos que tomem nas eleições: "Podemos, sim, estar juntos; essa é a nossa expectativa", projeta. Informou ainda que o PT da capital já havia se reunido com a bancada do PTB na primeira semana de janeiro deste ano.

Segundo ainda o próximo presidente do PT de Porto Alegre (Adeli assume dia 10 de fevereiro, substituindo o ex-vereador Marcelo Danéris, atual presidente), também em relação às próximas eleições, a intenção do PT é de se aproximar dos partidos que compuseram a Frente Popular - aliados históricos do PT, como o PSB e PC do B, além dos trabalhistas e do PRB. "Queremos buscar prioritariamente o apoio - e a participação - dos nossos aliados tradicionais, especialmente dos que formam a Frente Popular", acrescentou o vereador petista. (com o Jornal do Comércio/Porto Alegre)

Nenhum comentário: