09 fevereiro 2010

Coluna C&A













Crítica & Autocrítica – nº 64

* O titular da coluna não poderia deixar de registrar duas notícias da maior relevância que, por óbvio, tem causado a insônia - e o descontrole – de setores da ‘oposição’ ao governo Lula: o empate técnico entre Dilma Roussef e José Serra registrado pelas últimas pesquisas eleitorais (o candidato dos demo-tucanos está estagnado há meses e a candidata do PT e aliados não para de crescer).
***
* A outra é também por demais alvissareira: o crescimento acelerado das obras do PAC em todo o Brasil. De acordo com balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (4) pelo governo federal, já foram investidos R$ 403,8 bilhões nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entre 2007 e 2009, o que corresponde a 63,3% do projeto.
***
* Por falar no PAC, o presidente Lula esteve semana passada em São Leopoldo para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgotos da Feitoria e entregar 600 chaves de moradias populares para as famílias que foram retiradas da área por onde irão passar os trilhos que levarão o metrô até Novo Hamburgo. Depois, em Porto Alegre, inaugurou a fábrica de chips do Ceitec, empresa estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que produzirá semicondutores. A Ceitec (que ocupa um complexo de 14,6 mil metros quadrados) é a única empresa comercial no Brasil e na América Latina a realizar o processamento e a fundição de lâminas de silício para a produção de chips. Convenhamos: isso não é pouca coisa!
***
*Parece que a pretendida coligação PMDB/PDT para o governo do Estado está fazendo água. O PT trabalha para ampliar as alianças e recompor a Frente Popular e a participação dos trabalhistas seria um elemento decisivo para potencializar as possibilidades de vitória.
***
(...)
* Partido dos Trabalhadores (PT) comemora neste 10/02, 30 anos de lutas e glórias. Parabéns a todos e a todas que ajudaram, ao longo destes anos todos, mesmo enfrentando sacrifícios de toda ordem, a levar acesa essa chama, na busca de uma sociedade mais fraterna, decente, humana e solidária.
***
(...)
* Nesta quinta-feira-feira, 11 de fevereiro, estarei prestigiando a posse do meu prezado amigo e companheiro Adeli Sell, grande vereador de Porto Alegre - para quem atualmente presto assessoria -, que passa a ser o novo presidente do PT da capital dos gaúchos. Logo após, viajo para Santiago, onde passarei o Carnaval e aproveitarei para fugir do quase insuportável calor da região metropolitana, rever familiares, amigos ... e também fazer alguns contatos e articulações profissionais e políticas (para não perder o hábito!). (por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão’)

*Leia a íntegra da coluna clicando Aqui

**Crítica & Autocrítica - coluna eletrônica que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão' - http://oboqueirao.zip.net/

Nenhum comentário: