19 fevereiro 2010

IV Congresso do PT






IV Congresso do PT discute tática eleitoral, alianças e diretrizes para 2010

O IV Congresso Nacional do PT reúne em Brasília 1350 delegados para definir a tática eleitoral, a política de alianças e as diretrizes do programa de governo do partido para 2010.

Aberto oficialmente na última quinta-feira (18), o encontro iniciou com um seminário internacional com tema "Brasil: passado, presente e futuro". Mais de 150 delegados da Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Botsuana, Camarões, Chile, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Galícia, Guinè-Bissau, Hungria, Itália, Japão, Jordânia, Líbia, Marrocos, México, Nicarágua, Palestina, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, União Européia, Uruguai, Venezuela e Vietnã participam do evento, que contou também com a presença da ministra Dilma Roussef.

Para o deputado federal Ricardo Berzoini, que está deixando a presidência do partido, o modelo econômico implantado pelo governo Lula não é apenas mais eficiente do que os anteriores, mas também foi fundamental no enfrentamento da crise mundial. “Vencemos a crise e, ao mesmo tempo, conseguimos gerar um sentimento de superação e de aumento da auto-estima na população jamais visto”, declarou.

A ministra Dilma Roussef fez um balanço detalhado das ações do governo Lula, que desencadearam no Brasil um processo de transformação sócio-econômico, responsável pela retirada de 20 milhões de brasileiros da pobreza e pela ascensão de 52% da população à classe média.

Ela destacou o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e distribuição de renda como o ponto forte do governo Lula. “Essa é uma combinação virtuosa que permite que sejamos citados por muitas agências de pesquisa como a quinta economia mundial, mas nós somente seremos a quinta economia se transformarmos substancialmente as condições de vida do povo brasileiro. O Brasil tem um legado de descaso e descuido com as classes populares e muito ainda tem que ser feito para superar isso.”

O encontro prossegue neste final de semana com debates e votações e com a posse do Diretório Nacional, Comissão de Ética e Conselho Fiscal.(Por Assessoria de Imprensa com informações do PT Nacional)

Nenhum comentário: