06 fevereiro 2010

PAC





Presidente Lula visita o Estado e inaugura obras do PAC

“Duvido que, nos últimos 30 anos, outro governo federal tenha colocado tanto dinheiro no Rio Grande do Sul” - (Presidente Lula)

Porto Alegre/RS - Eram 12h50 quando o presidente Lula desembarcou em São Leopoldo para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgotos da Feitoria e entregar 600 chaves de moradias populares para as famílias que foram retiradas da área por onde irão passar os trilhos que levarão o metrô até Novo Hamburgo. Acompanhado pelos ministros Márcio Fortes (Cidades), Tarso Genro (Justiça), Franklin Martins (Comunicação Social) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente foi ovacionado pela população.

A ETE da Feitoria, orçada em R$ 10 milhões, fará com que o município alcance o maior índice de esgoto tratado no Rio Grande do Sul, chegando a 50% dos efluentes produzidos. Obras similares também estão previstas em outras cidades da região, como Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo e Canoas, possibilitando a reabilitação do Rio dos Sinos, cujas águas apresentam altos índices de contaminação por dejetos orgânicos.

Depois de ter sobrevoado as obras do PAC na região do Vale do Sinos, Lula disse duvidar que, nos últimos 30 anos, outro governo federal tenha colocado tanto dinheiro no Rio Grande do Sul. O presidente afirmou, ainda, que sua contribuição para os Estados independe do partido que os governem. "O que nós queremos é que esse povo melhore de vida e, para isso, não pode ter mesquinharia".

De acordo com o presidente, o Brasil era conhecido como um País de obras inacabadas. Situação que está sendo revertida: "estou transformando este País em um País de obras concluídas”, ressaltou.

Num discurso para mais de mil pessoas, Lula disse que o Pró-Uni, programa que facilita o acesso de pessoas carentes ao ensino superior, começou com o ministro da Justiça e pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. De acordo com Lula, ele é o único presidente do Brasil que não tem ensino superior, mas que seu governo é o que mais fez universidades, escolas técnicas e creches.

Ceitec

De São Leopoldo, Lula rumou para a Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, onde inaugurou a fábrica de chips do Ceitec, empresa estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que produzirá semicondutores. A Ceitec (que ocupa um complexo de 14,6 mil metros quadrados) é a única empresa comercial no Brasil e na América Latina a realizar o processamento e a fundição de lâminas de silício para a produção de chips. Às 18,30h, o presidente retornou à Brasília. (por Olga Arnt, com os sítios PTSul e MCT).

Nenhum comentário: