08 março 2010

Coluna C&A


















Crítica & Autocrítica – nº 65

* Pois quem diria, há sete meses das eleições de outubro, a candidatura da oposição de direita, os demo-tucanos, já está fazendo água. Até mesmo o jornal serrista Folha de São Paulo (ou melhor, quase ex-serrista, como avaliou o sociólogo Cristóvão Feil em recente artigo) está ‘perdendo o ânimo’ com seu candidato, que cai cada vez mais em cada pesquisa eleitoral que é divulgada, enquanto a intenção de voto na ministra Dilma não para de avançar. E Aécio Neves (MG), defenestrado meses atrás pela cúpula tucana, agora é paparicado, bajulado e ... pressionado a compor como vice, para tentar salvar a natimorta candidatura Serra. Mas já avisou: ‘não adianta empurrar’. Vai ao Senado por Minas, sem volta. Parece que José Serra vive mesmo um inferno astral – e político.

* Participei, neste sábado, em Porto Alegre (Casa dos Bancários), à convite do presidente do PT da capital, vereador Adeli Sell, de uma importante plenária que teve como objetivo discutir a organização na região metropolitana da pré-campanha de Tarso Genro ao governo do Estado. Deputados, vereadores, prefeitos e vices (ou representantes) e dirigentes do PT de todos os municípios da Grande Porto Alegre se fizeram presentes. Análise da conjuntura e diretrizes gerais foram discutidas, assim como as próximas ações. Logo após, Tarso (que estava de aniversário) deslocou-se para Caxias do Sul, para cumprir agenda na Festa da Uva.

* Recebi com satisfação, através do companheiro Ruben Finamor (membro da Executiva do PT de Santiago) convite para participar de um grande evento político no próximo dia 9 de Abril, organizado pelo PT municipal. O evento terá abrangência regional.

* O convite foi encaminhado também aos companheiros Paulo Ferreira (santiaguense e pré-candidato a deputado federal) e Júlio Quadros (pré-candidato a deputado estadual), bem como ao companheiro vereador Adeli Sell e a outros pré-candidatos, parlamentares e dirigentes do PT estadual.

* Outra importante informação enviada pelo Finamor (que vai ser o Coordenador-geral da dobrada Paulo Ferreira/Júlio Quadros na região) é de que o PT local criou um blog para intervir na globosfera terrunha. O endereço é: http://ptsantiagors.blogspot.com/

* Contribuições e sugestões para o blog do PT/Santiago deverão ser enviadas para o comp. Everton Gerhard, que coordena o mesmo. O e-mail dele é elargerhard@hotmail.com

* A propósito de falar em Santiago, minha terra natal, foi muito gratificante minha recente estada por lá, realizada agora no período de carnaval. Aproveitei para rever amigos, familiares, encaminhar assuntos profissionais e, para não perder o hábito, para fazer várias visitas e contatos políticos. Também fui convidado – e participei, com muito gosto – da primeira reunião da nova direção do PT local, que agora é presidida pelo ex-vereador Antônio Bueno, assim como de uma importante reunião da nova Regional do PT do Vale do Jaguari, realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Na pauta, o início da pré-campanha eleitoral e a próxima visita de Tarso Genro ao município e região.

* Dia 13/03, no Hotel Everest, em Porto Alegre, acontecerá a plenária estadual da pré-candidatura do companheiro Júlio Quadros, que concorrerá a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

* PT de Canoas (cidade onde atualmente resido), agora presidido pelo companheiro Rubens Pazzin, avança celeremente, reorganizando-se e preparando-se para dar mais uma contribuição importante para as eleições de outubro, tanto através da campanha dos candidatos proporcionais que o partido apresentará quanto das candidaturas majoritárias. Pazzin, que é advogado e sindicalista, também estava presente na plenária metropolitana do PT, acima relatada, e deu uma contribuição importante - e de qualidade - no debate lá ocorrido.

* Neste 8 de março, segunda-feira, comemora-se o ‘Dia Internacional das Mulheres’. A saudação do blogueiro a todas as companheiras de luta, na busca pelos seus direitos históricos – e pelo respeito que lhes é devido.

* A guerra midiática contra o PT e a candidatura da ministra Dilma está a todo vapor. Semana passada, em São Paulo, testas-de-ferro da mídia monopolista e golpista e lambe-botas direitistas e ex-esquerdistas reuniram-se (no chamado fórum Millenium) para traçar estratégias do combate, sem tréguas – e sem decência – que farão, ou melhor, que já estão fazendo para tentar evitar o inevitável: a vitória da candidata do presidente Lula nas próximas eleições e da continuidade do projeto vitorioso que está em andamento no país nos últimos 7 anos. Como bem definiu Emir Sader em seu blog: 'Viraram pobres diabos, que vagam pelos espaços que os Marinhos, os Civitas, os Frias, os Mesquitas lhes emprestam, para exibir seu passado de pecado, de devassidão moral, agora superado pela conduta de vigilantes escoteiros da direita.' Não tenham dúvida: a campanha eleitoral deste ano já começou... e vai ser das mais acirradas e pesadas da história.

* A propósito, o script deste final de semana da 'grande mídia' é o mesmo de sempre: um promotor de SP, com notórias vinculações ao PSDB e à José Serra, requenta uma denúncia que não se sustenta(Bancoop), a Veja faz uma matéria de capa e o resto do PiG se encarrega de alardear como verdade e fato consumado. Alvo: o PT e a candidatura da ministra Dilma. Falta criatividade mas sobra ... mau-caratismo e sacanagem.

* Em relação a esse e outros temas ligados à comunicação, recentemente fui convidado - e aceitei – para participar do setorial de comunicação do PT de Porto Alegre (cidade onde trabalho), juntamente com mais de uma dezena de blogueiros e representantes de jornais de bairro da capital . A nova direção do PT de Porto Alegre, através da liderança do Adeli, tirou como prioridade o tema comunicação e, em particular, a intervenção na blogosfera. Correta e oportunamente, diga-se de passagem. (Por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão)

**Crítica & Autocrítica - Coluna que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão'

Nenhum comentário: