12 maio 2010

Dilma no RS











Lançado comitê suprapartidário pró-Dilma

Porto Alegre/RS - A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participou nesta última terça-feira (11/05) do lançamento de seu comitê suprapartidário que contará com aliados do PT, PSB, PC do B, PDT e PPL. O evento ocorreu em Porto Alegre, durante jantar no clube Farrapos. A ex-ministra chegou ao local por volta das 10 horas da noite aplaudida de pé pelos cerca de mil militantes e lideranças políticas que lá estiveram sob o coro "Brasil, pra frente. Dilma presidente".

Partidos que não compõem formalmente o comitê também estiveram representados: como o PTB, da prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes e do PP, da vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo. Elas manifestaram apoio ao projeto de eleição da petista ao Palácio do Planalto. "Convoco todas as mulheres para apoiarem a Dilma. As mulheres estão honradas de estar na tua campanha", disse a petebista durante discurso. Kelly também demonstrou simpatia por Tarso Genro, pré-candidato do PT ao Piratini. "O meu partido ainda não tomou uma decisão, mas o Tarso sabe que tem um lugar especial no meu coração. Te desejo toda a sorte", afirmou Kelly. Já Beth Colombo ressaltou sua presença no ato de apoio a Dilma por um "sentimento de gratidão". "Estou aqui como vice-prefeita de Canoas. Meu partido ainda não se definiu, mas me sinto à vontade de estar aqui com Dilma", afirmou.

Em seguida, foi a vez do presidente nacional da legenda discursar em favor de Dilma. José Eduardo Dutra foi categórico ao críticar a oposição que, na sua avaliação, não consegue ser original. "Há 8 anos diziam que o Lula não poderia governar o país porque nunca havia administrado um carrinho de pipoca. Hoje ele tem o nome escrito na trajetório do Brasil como o maior presidente da nação", ressaltou.

Dutra também empolgou os gaúchos ao afirmar que o Rio Grande do Sul conhece como ninguém quem é a companheira Dilma. "Ela foi secretária da fazenda de Porto Alegre no governo Collares, foi secretária de Minas e Energia nos governos Collares e Olívio Dutra, ministra de Minas e Energia e ministra da Casa Civil no governo Lula".

Outro apoiador bastante animado foi Alceu Collares. Ele chegou a brincar com Dilma, ao dizer que ela havia se alfabetizado no PDT — sua sigla de origem — e feito pós-graduação no governo federal e deixou a platéia eufórica ao afirmar que antes de Barack Obama ser eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos ele foi eleito o primeiro governador negro do Rio Grande do Sul.

190 milhões de caras
Ao discursar por cerca de 30 minutos a pré-candidata falou do prazer de estar em Porto Alegre novamente. "Este evento representa um encontro comigo mesma, com minha história política. Vejo aqui neste grande salão faces que fazem parte dos grandes momentos da minha vida".

Dilma frisou, por diversas vezes, a importância do coletivo e afirmou as qualidades do governo Lula. "Nós somos aqueles que têm um projeto, porque construímos o presente. Abre-se diante de nós uma nova era de prosperidade".

Ela assumiu também a responsabilidade de acabar com a pobreza no país. "Nós podemos afirmar que nesta década que se inicia em 2011, iremos erradicar a miséria no Brasil. Só nós temos essa autoridade. Vamos erradicar a discriminização e a opressão, sempre respeitando os movimentos sociais", disse ela, emendando em alto e bom tom que "o Brasil pode, O Brasil vai sair da situação de emergente e virar uma das principais economias". Segundo a pré-candidata, o país não pode crescer sequer 1% na área da economia se não crescer também na área social.

Dilma aproveitou ainda para exaltar a passagem de Tarso pelo governo federal. "O companheiro Tarso tem grande contribuição prestada ao Brasil em duas áreas estratégicas. Na educação e na área da segurança pública. E Nós sabemos que não haverá educação de qualidade sem respeito ao professor".

Referindo-se às mulheres, lembrou: "52% dos brasileiros são mulheres no Brasil. Os 48% restantes são nossos filhos", disse ela, acrescentando que "nós não queremos ser a metade do céu. Nós queremos ser a metade da terra. Nós temos sensibilidade para isso. Nós somos sensatas e corajosas".

Ao finalizar em grande estilo, comentou uma passagem vivida por Lula: "O presidente Lula foi chamado pelo presidente Obama: ele é o cara. Lula sorriu, chegou para nós e disse: o que ele não sabe e nós sabemos é que o Brasil tem 190 milhões de caras".





Presenças
No palco, ao lado da petistas, estiveram presentes o pré-candidato do PT ao Piratini, Tarso Genro, os ex-governadores Olívio Dutra e Alceu Collares (PDT), o presidente Nacional do PT, José Eduardo Dutra, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo (PP), o presidente do PT-RS, deputado Raul Pont. Prestigiaram a ex-ministra ainda, Romildo Bolzan, Presidente Estadual do PDT, Caleb Oliveira, Presidente Estadual do PSB, Mari Peruso, Presidente Estadual do Pátria Livre, Adalberto Frasson, Presidente Estadual do PCdoB e os deputados Raul Carrion (PCdoB), Adão Villaverde e Marisa Formolo.

A bancada de vereadores do PT na Câmara de Porto Alegre também marcou presença no jantar. Adeli Sell (na foto acima com Júlio Garcia e com o ex-presidente do PT/RS, Júlio Quadros, pré-candidato à dep. estadual), Aldacir Oliboni, Carlos Comassetto, Carlos Todeschini, Maria Celeste, Mauro Pinheiro e Sofia Cavedon foram conferir de perto o discurso de Dilma.

Texto e fotos: Tatiana Feldens - Asscom PT-POA


(Edição deste blog)

Nenhum comentário: