12 maio 2010

Porto Alegre













As conquistas de Porto Alegre no Governo Lula


Deputado Adão Villaverde ressalta conquistas das comunidades de Porto Alegre no Governo Lula

As conquistas das comunidades de Porto Alegre no Governo Lula foram abordadas pelo deputado Adão Villaverde (PT) no Grande Expediente, no início da sessão desta terça-feira (11) no Plenário da Assembleia Legislativa. Em sua manifestação, o parlamentar registrou o enorme contraste entre a dimensão das ações e volume dos investimentos do governo do presidente Lula em Porto Alegre e o abandono da atual gestão municipal que entristece moradores de uma cidade que já foi a capital internacional do Fórum Social Mundial, tinha um processo de democracia participativa (OP) elogiado no mundo inteiro, detinha a maior densidade de área verde por habitante e uma qualidade de vida diferenciada.

"É lamentável ver nossa cidade com postos de saúde fechados, calçadas e ruas esburacadas, falta de atendimento básico de saúde, queda nos investimentos, esvaziamento do Orçamento Participativo, suspeita de corrupção, redução de professores na rede municipal de Educação, iluminação precária das vias públicas, abandono da cultura, sujeira nas ruas e na orla do Guaíba e privatização dos espaços públicos", listou ele. "Para quem foi capital do Orçamento Participativo, é muito triste e deprimente ver a democracia direta perder credibilidade. A atual gestão não executou e não executa as obras definidas por seu povo. Esperamos que o novo prefeito que assumiu recentemente, José Fortunati, não permita que este desleixo continue", acrescentou.

Villaverde afirmou que o governo Lula já investiu mais de R$ 4,96 bilhões em Porto Alegre divididos entre recursos do PAC, das transferências constitucionais, de convênios e do Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar) na área rural.

O parlamentar destacou entre as principais iniciativas federais na cidade investimentos em novas escolas técnicas profissionalizantes federais, ampliação de vagas universitárias federais, o novo hospital da região sul na Restinga, empreendimentos em habitação, segurança pública,transmissão de energia elétrica, drenagem,esgotamento sanitário, saneamento básico, urbanização e as projetadas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O deputado ainda referiu que graças à iniciativa do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Porto Alegre também vai sediar nos próximos dias, de 13 a 16, a maior feira de agricultura familiar da América Latina, chamada Brasil Rural Contemporâneo.

Citou ainda a planta industrial de semicondutores do Centro Nacional de Excelência em Tecnologia Eletroeletrônica Avançada (Ceitec) que compara ao que foi, nos anos 1970, o polo petroquimico que mergulhou o estado na tecnologia dos polímeros. "Agora o Ceitec projeta e insere hoje Porto Alegre, o RS e o Brasil no mundo da microeletrônica e da informática, portanto, na chamada terceira onda como dizia Alvin Toffler. Apostando estrategicamente na nossa capacidade local e fortalecendo a independência científico-técnica, pré-condição para construção de um projeto nacional soberano",asseverou.

Segundo Villaverde, "desde este investimento estratégico, passando por fortes aplicações de recursos na infraestrutura social e física da cidade e chegando às demandas mais sentidas do povo mais vulnerável da nossa capital, o governo do presidente Lula mudou o padrão das relações federativas com o município. Talvez decorra daí, à semelhança de outros lugares do país, a enorme aceitação, reconhecimento e aprovação do presidente Lula, em solo gaúcho e em nossa capital. Conforme Villaverde, graças ao ponto de encontro entre a mobilização das comunidades e a existência de um governo federal, comprometido com enormes mudanças e transformações, é que demandas e lutas históricas de nossa gente deixaram o campo das promessas e tornam-se realidade, para cada um e para todos os portoalegrenses. "E é isto que nos permite estarmos aqui hoje, compartilhando este momento de conquistas", acentuou.

Em aparte, manifestaram-se os deputados Raul Pont (PT), Raul Carrion (PCdoB), Cassiá Carpes (PTB), Miki Breier (PSB) e Adroaldo Loureiro (PDT) também em nome de Carlos Gomes (PRB).

Participaram da homenagem,o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Engenheiro Comassetto (PT), o líder comunitário da Restinga, Nelson da Silva e a representante da Federação Gaúcha das Associações dos Moradores (Fegam), Maria Horacia Ribeiro. (Por André Pereira, do sítio PTSul)

Nenhum comentário: