05 junho 2010

Também no Ibope...




Serra cai e Dilma sobe


Pesquisa mostra que Serra caiu 3 pontos e Dilma subiu 5 pontos na intenção de votos dos brasileiros

São Paulo/SP - Nova pesquisa divulgada hoje pelo Ibope mostra os pré-candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empatados com 37% das preferências dos eleitores. Marina Silva (PV) aparece com 9% das intenções de voto. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, Dilma subiu cinco pontos percentuais, José Serra caiu três pontos e Marina manteve os 9 pontos. A margem de erro tem dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Votos brancos somam 9% e os nulos 8%.

Rejeição

Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 24% dos entrevistados citaram José Serra, 19% Dilma Rousseff e 15% disseram rejeitar Marina Silva.

Num eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados na pesquisa, na avaliação do Ibope, o empate se mantém. A ex-ministra Dilma e o ex-governador Serra teriam 42% da preferência dos eleitores. Nesse quesito Serra também despencou: na pesquisa anterior, realizada em abril, Serra aparecia com 46% dos votos e Dilma ficava com 37%.

Os números são bons também para Dilma na pesquisa espontânea, onde ela aparece com 4 pontos a frente de Serra. Nesse quesito, a candidata do PT aparece com 19% das intenções de voto enquanbto o candidato tucano soma 15%.

A pesquisa perguntou ainda como os eleitores avaliam o governo federal. O governo liderado pelo presidente Lula foi aprovado por 86% dos entrevistados e desaprovado por apenas 11%. No total, 75% dizem que o governo tem desempenho ótimo ou bom, 20% afirmam que é regular e 5% avaliam como ruim ou péssimo. Numa escala de zero a 10, a nota dada ao governo Lula é de 7,8.

Tendências


Pesquisas recentemente divulgadas pelo Vox Populi e pelo Instituto Sensus já mostravam um cenário amplamente favorável a Dilma Roussef. O instituto Datafolha, ligado a Folha de São Paulo, com notório vínculo com o ex-governador Serra, em sua última pesquisa também mostrou um 'empate técnico' entre os dois.

A pesquisa do Ibope, contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, segundo o instituto foi feita com 2002 eleitores, entre os dias 31 de maio e 3 de junho. (com informações do sitio do jornal O Globo).

(Edição e grifos deste blog)

Nenhum comentário: