29 agosto 2010

Carta da Unidade Popular pelo Rio Grande

Unidade Popular apresenta Carta aos Gaúchos e Gaúchas

Porto Alegre/RS - Foi num grande ato político, que reuniu mais de 400 pessoas, entre militantes e representantes de diversos setores da sociedade, que Tarso Genro e Beto Grill, candidatos ao governo do Estado pela Unidade Popular Pelo Rio Grande, lançaram, neste domingo (29) pela manhã, a Carta aos Gaúchos e Gaúchas. No documento, Tarso assume compromissos “sérios e irrevogáveis” e anuncia metas e projetos para, caso seja eleito, implantar no seu governo à frente do Estado. A Carta, segundo ele, é o compromisso assumido em construir propostas concretas para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.

O documento detalha projetos, inclusive, apontando origem e destino dos recursos e, para confirmar sua determinação em cumpri-los, já anexa o texto de minutas de Projeto-de-lei. O primeiro deles prevê a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul e outro, que institui o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em gás natural, petróleo e indústria naval do Rio Grande do Sul. E, além disso, assume o compromisso de reimplantar o Orçamento Participativo no Estado.

A Carta apresenta o ProRedes RS (Programa de Retomada do Desenvolvimento Econômico Social do Rio Grande do Sul), um programa para o Rio Grande crescer no ritmo do Brasil. O ProRedes abrange todas as áreas de desenvolvimento do Estado. São compromissos com o desenvolvimento social e políticas públicas, com o desenvolvimento econômico e o crescimento sustentável, com o desenvolvimento humano, inclusão e emergências sociais.

No ato de lançamento, Tarso Genro salientou que a Carta é uma “plataforma para a construção de um novo Rio Grande, para o qual nós convocamos todas as forças políticas democráticas que querem mudar o Rio Grande, tirá-lo do atraso e da letargia”. Tarso também disse que o documento apresenta metas determinadas e convoca gaúchos e gaúchas para construírem um novo Rio Grande.

A Carta aos Gaúchos e as Gaúchas tem como marca a participação de todos os segmentos da sociedade e foi resultado de mais de seis meses de debates das Caravanas pelo Rio Grande, que envolveram mais de 20 mil pessoas em todas as regiões do Estado. Também contou com a participação dos partidos que fazem parte da Unidade Popular, das 150 Plenárias Livres e do estudo técnico de viabilidade pelos técnicos dos partidos.

Do ato participaram representantes de todos os partidos da Unidade Popular e de todos os vários segmentos da sociedade como o das mulheres trabalhadoras na construção civil, do movimento tradicionalista gaúcho e do movimento de pessoas portadoras de deficiência.

No ato, também foi divulgado um caderno atualizado do Programa de Governo, já com as propostas encaminhadas pelos partidos que integram a coligação, pela população e segmentos sociais, durante a primeira fase da campanha eleitoral. (...)

*Fonte: http://www.ptrs.org.br/

(Edição e grifos deste blog)

Nenhum comentário: