15 dezembro 2010

Câmara dos Deputados


PT indica Marco Maia para presidência da Câmara

Brasília/DF - Agência Brasil - A bancada do PT na Câmara indicou hoje (14) o deputado Marco Maia (PT-RS), atual primeiro vice-presidente da Câmara, como candidato do partido à presidência da Casa. Quatro deputados se apresentaram para a disputa ao cargo: João Paulo Cunha (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Cândido Vaccarezza (SP) e Marco Maia (RS). Na semana passada, Cunha desistiu da candidatura e hoje foi a vez dos deputados Chinaglia e Vaccarezza também desistirem.

Com a saída dos três candidatos, a bancada, por unanimidade, apoiou Marco Maia. Vaccarezza, atual líder do governo na Câmara, disse que a sua desistência se deu após o deputado Arlindo Chinaglia deixar a disputa e apoiar Marco Maia. “Desde o começo, eu disse que trabalharia pelo acordo e que eu era contra uma votação na bancada, eu reconheço que o nome que poderia unificar melhor a bancada era o do Marco Maia, por isso eu também retirei o meu nome”, disse Vaccarezza.

O deputado Marco Maia afirmou que não houve vitoriosos nem derrotados na disputa. “Acho que o PT conseguiu uma decisão madura e isso ajuda no diálogo e acordos com os demais partidos para a decisão sobre quem será o presidente da Câmara”, afirmou. Segundo ele, a decisão da bancada petista será agora submetida aos demais partidos da Casa e, por meio do diálogo, os petistas vão trabalhar para chegar a 1º de fevereiro, quando começa a nova legislatura, com um único candidato à presidência da Câmara.
 
Para Marco Maia, na reunião da bancada petista, iniciada na manhã de hoje e encerrada às 20 horas, foi feita uma construção coletiva, “a várias mãos”, representando uma sensibilidade e uma responsabilidade do PT com o processo para a eleição do futuro presidente da Câmara.
 

Nenhum comentário: