09 dezembro 2010

Ditadura: História & Memória


Coletânea resgata o horror da ditadura no Rio Grande do Sul

Porto Alegre/RS - A  segunda edição da coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória, elaborada pela Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Adão Villaverde (PT), será lançada  hoje, 9/12,   em evento programado para às 19 hs, no Salão Júlio de Castilhos,  situado no 1º andar do Palácio Farroupilha.

Trechos da história e da memória políticas do Rio Grande do Sul no período do regime ditatorial entre 1964 e 1985 estão registrados na publicação elaborada em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de História - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Campanha da Legalidade e o Golpe de 64, as experiências de repressão e resistência durante os “Anos de Chumbo”, a conexão repressiva, a Operação Condor, o fim da Ditadura e o processo de redemocratização são os temas abordados nos quatro livros. A primeira edição foi lançada no dia 27 de janeiro de 2010 (foto acima), dentro da programação do Parlamento gaúcho no Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre.  

Villaverde, que assina o texto "Resgate histórico e afirmação do movimento estudantil" , no volume 4, ressaltou que a obra registra a história recente do Brasil e do RS que, “durante cerca de duas décadas, conviveram com o período de horror da ditadura e com o processo fundamental de reconstrução da democracia, com uma riqueza de abordagem inédita”.

A coletânea é resultado de um evento, realizado pela Assembleia em 31 de março e 1º de abril de 2009, para marcar os 45 anos do golpe civil-militar de 1964. A partir da boa receptividade das falas realizadas naquela oportunidade surgiu a ideia de elaborar uma série de livros que estimulasse a produção de outros registros de pesquisadores, de memórias e de trabalhos jornalísticos. Participaram do evento que deu origem à obra os historiadores da UFRGS Carla Simone Rodeghero, Caroline Silveira Bauer, Claudia Wasserman e Enrique Serra Padrós, além da historiadora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida de Aquino. (Com o sítio da AL/RS - http://www.al.rs.gov.br/ e Assessoria de Imprensa do Gab. do Dep. Adão Villaverde)

Edição deste blog 

Nenhum comentário: