31 dezembro 2010

'Acredito na voz dos silenciosos'


ENFRENAR OU NÃO?

Ruy Gessinger escreve:

Aproxima-se o final do ano. Depois de amanhã vou na posse do Tarso.
O PT dos sérios líderes, principalmente no RGS, continua forte e respeitado na alma quieta de donas de casa, de jovens, de idosos, de empresários, de todos os que não tem voz, mas tem voto. Nalguns lugares ele se deturpou, mas isso são coisas da vida. Os partidos são feitos de homens e mulheres, com suas circunstâncias.
Nalgumas praças o poder costuma domesticar a imprensa e, com isso, acha que esmaece o poder crítico da grande maioria de silenciosos. Puro engano.
Dou um exemplo: Santiago. Lugar onde o PP manda e governa e o PT nunca aconteceu. Pois ali, nesse município rico em potencial, mas de fraca atuação econômica, nas mais recentes eleições os candidatos do PT (Dilma TaRSO)venceram. Isso quando no almoço oferecido ao Tarso estiveram ausentes as pessoas ditas mais representativas.
Acredito, portanto, na voz dos silenciosos, dos que não tem rádios, nem jornais, nem blogs. Mas eles e elas têm votoe indignação.
Se , nessa altura do meu campeonato, fosse enfrenar uma disputa eleitoral, seria pondo o meu nome à disposição. Só isso.
Iria pessoalmente às rádios gravar meu programa, exporia nos espaços democráticos as idéias.
Não gastaria um pila sequer de minhas economias. Nenhum pila mesmo.
Pela prosaica razão de que sou um homem que viria para somar.
Ora, não me passa pela cabeça ter que me dedicar ao sacerdócio do bem público e ainda gastar milhões para ser eleito.
Seria o mesmo que o Mano Menezes gastar para ser o técnico do Inter, por exemplo.
Por que gastar se não quero me locupletar, se não quero roubar, se já tenho o que me basta?
Alegam alguns camaradas e companheiros que sem abrir a guaiaca, em determinadas regiões, não dá.
Se não dá, não deu. Se é para fazer campanha com promessas, comprometimentos, gastanças, subornos de setores ( conquanto que até baratos a ver pelo pouco que aceitam para se vender), fico contribuindo no Conselho de Mediação e Conciliação do eg. Tribunal de Justiça de nosso Estado , para o qual fui convidado. Não pago e não recebo.
Imagine eu ter tido que pagar para ser juiz? pagar para ser da Diretoria da Ajuris? Pagar para receber uma comenda?
...

*Ruy Gessinger (foto) é Desembargador aposentado, advogado militante, pecuarista, músico, comunicador ... e blogueiro.
 
Fonte: http://blog.gessinger.com.br/

Nenhum comentário: