18 fevereiro 2011

Legalidade


50 anos da Campanha da Legalidade

Governo gaúcho inicia, em São Borja, homenagens aos 50 anos da Campanha da Legalidade

Porto Alegre/RS - Ao instalar a sede do Governo na cidade de São Borja, neste sábado (19), o governador Tarso Genro dará início ao calendário alusivo aos 50 anos da Campanha da Legalidade. Em conjunto com os demais Poderes do Estado serão realizadas, durante todo o ano, atividades relacionadas ao movimento de resistência democrática que mobilizou o Rio Grande pela posse de João Goulart na Presidência da República.

Em São Borja, o governador visitará o Memorial João Goulart e o Cemitério Municipal, onde estão os túmulos dos ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e do ex-governador Leonel Brizola. Tarso Genro também assinará o decreto que nomeia a comissão que coordenará as ações de comemoração ao cinqüentenário da Campanha da Legalidade em 2011.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça fará a entrega de documentos considerados históricos. Entre eles a cópia do processo de anistia de Jango, viúva e filhos, e de Brizola e filhos; fotos da Caravana e ato de anistia de Jango e Brizola.

De acordo com a secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, o episódio da Legalidade é marcante para a República brasileira, mas ainda é pouco conhecido além das fronteiras do Estado. "Um dos objetivos deste projeto é difundir em todo o Brasil o movimento que marcou, a partir do Rio Grande do Sul, a história política do País", destacou.

Comissão

A comissão que será instituída pelo decreto do governador terá um prazo de 15 dias para propor um calendário com a programação dos 50 anos da Legalidade, que incluirá debates, palestras e exposições no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa, lançamento de site na internet e de livro. A agenda deverá incluir, também, o projeto Legalidade nas Escolas, voltado ao resgate do episódio que marcou a história do país e do RS, além da criação de carimbo e selo, emitido pelos Correios, comemorativo ao Cinquentenário da Campanha da Legalidade e que deverá ser lançado em Brasília.

Para o chefe de Gabinete do governador, Vinicius Wu, ao celebrar os 50 anos da Legalidade, o Estado resgatará um dos episódios mais marcantes de sua História. "No momento em que o Rio Grande do Sul propõe-se a integrar de forma ativa o projeto nacional de desenvolvimento econômico, com distribuição da riqueza e erradicação da miséria, a Campanha da Legalidade é um fato histórico a ser celebrado, marcando a luta do povo gaúcho por um país justo e democrático", afirmou. (do Portal do Gov. do RS)

Foto: governador Leonel Brizola    -   Edição deste blog

Nenhum comentário: