14 fevereiro 2011

Participação Cidadã no RS


Seminário sobre Sistema Estadual de Participação Cidadã

Autoridades internacionais estarão no RS para debater novo sistema de participação, dias 24 e 25/02

Porto Alegre/RS - Autoridades internacionais no estudo e na implantação de sistemas de participação estarão em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de fevereiro para a discussão que abre a construção do Sistema Estadual de Participação Cidadã. Os professores Yves Cabannes, do Reino Unido, e Giovani Allegretti, da Itália, farão a conferência de abertura do evento, no dia 24/02, às 19h, no auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa. Cabannes é professor da Universidade de Florença, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e foi coordenador do Programa de Gestão Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU). Allegretti é arquiteto, com doutorado em Planejamento Urbano, Territorial e Ambiental e pesquisa a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina e África).

Ainda participam dos debates os doutores Benjamin Goldfrank (EUA), que publicou diversas obras sobre desenvolvimento democrático e participação na América Latina, Giuseppe Cocco (UFRJ), formado na Itália e França, pesquisador dos sistemas de políticas urbanas, e Rolph Luehrf, da Universidade Tecnológica de Hamburgo, na Alemanha. Esses pesquisadores integram as mesas que debaterão, junto a especialistas brasileiros, temas como Fundamentos da Participação, PPA Participativo, Coredes e Consulta Popular, Orçamento Participativo, Redes Sociais e Participação Digital.

O objetivo do seminário, segundo secretário João Motta (foto), titular da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participão Cidadã - SEPLAG,  é reunir representantes da sociedade civil e entidades representativas para discutir um método de aprofundamento da democracia participativa, com base em experiências já realizadas e nos estudos atuais de novos sistemas de participação.

As inscrições para o Seminário já estão abertas pela internet, na página da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã: http://www.seplag.rs.gov.br/.

-Foto: Cláudio Fachel/JC  - Edição e grifos deste blog

Nenhum comentário: