09 maio 2011

Boaventura de Sousa Santos


Palestra sobre 'Intolerância: Violência e Desagregação Social'

Porto Alegre/RS - A conferência com Boaventura de Sousa Santos lotou o plenário da Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira, dia 9, em Porto Alegre. A convite da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), em parceria com a Presidência da Assembleia e dentro do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, o sociólogo português falou sobre o tema Intolerância: Violência e Desagregação Social.

Para o professor, os episódios recentes são produtos de preconceito, principalmente em sociedades fortemente marcada pelo colonialismo. “Os preconceitos raciais, de regiões, religiões, ou as intolerâncias políticas, sexuais, são sobretudo uma forma de desumanizarão que nas sociedades desiguais, em geral capitalistas e de cultura autoritária, se traduz, entre outras coisas, pela violência.”

Entre os caminhos para a solução o professor destaca a ampliação do papel do estado na construção de políticas públicas que trabalhem o reconhecimento dos grupos marginalizados e promovam a inclusão através de ações positivas. “Também é preciso uma justiça que não criminalize o pobre, que julgue de maneira a não perdoar quem tem recursos, porque a intolerância tem muita ligação com o poderio econômico.”

Ele também sugere que a discriminação pode ser suplantada na medida em que forem incorporadas novas maneiras de diálogo, com a aceitação de muitos sujeitos no processo. “Não são partes, mas um mosaico - uma peça completa por seus diversos pedaços. Não é um sim a tolerância, mas ao respeito recíproco para que se perceba como, de diferentes maneiras, falamos o mesmo”.
 
O presidente da CCDH, deputado Miki Breier (PSB), lembrou que eventos como o atropelamento de vários ciclistas em Porto Alegre e a chacina ocorrida na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, motivaram na comissão a promover a vinda de Boaventura. “São faces cruéis de uma sociedade intolerante, que precisa urgentemente rever conceitos e relações. Por isso, a Comissão de Cidadania resolveu abordar estas questões através da conferência com o professor, que se destaca mundialmente no debate sobre o reflexo da modernidade nas relações sociais”, destacou.
 
A atividade teve a participação do presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde, da presidente da CCDH na Câmara Federal, deputada Manuela D´Ávila, e da presidente da Câmara Municipal, Sofia Cavedon.
...

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick (Reino Unido). É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma universidade; coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e membro do Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).

O intelectual é ainda co-coordenador científico dos programas de doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI; em Democracia no Século XXI; e Pós-Colonialismo e Cidadania Global. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos, traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

*Fonte: Síto da AL/RS

Nenhum comentário: