22 maio 2011

Coluna C&A


Crítica & Autocrítica - nº 73

* Outro dia, soube que o sinal da tv Record, rede comercial privada, começou a chegar à Santiago, inclusive com o apoio do poder Executivo municipal, o que foi bastante festejado na mídia.
Acho bom para Santiago ter mais uma opção além da Rede Globo, mas preocupa-me a falta de divulgação, à nível local,  da programação da nossa TVE. Sobretudo, por ser uma emissora pública, cuja prioridade é difundir a cultura, a educação e a boa informação.
A propósito, para quem não sabe, foi durante o Governo Olívio Dutra (Frente Popular) que viabilizamos o sinal da TVE para Santiago; inclusive, para minha honra e satisfação, fui encarregado pelo secretário Chefe da Casa Civil (à época, o companheiro Flávio Koutzii), de representar nosso governo por ocasião da solenidade da oficialização do sinal para Santiago e região O evento ocorreu no antigo Cine Teatro Neno (depois Casa de Cultura), com as dependências lotadas.

* Sabemos que nos dois últimos governos estaduais a TVE e a Rádio Cultura FM (ambas vinculadas à Fundação Piratini) foram bastante abandonadas, sucateadas. Era a lógica de uma visão neoliberal, nenhuma estranheza, portanto. Felizmente agora o novo governo gaúcho volta a dar às mesmas a prioridade devida. A qualidade da recepção do sinal da TVE é ótima na região metropolitana de Porto Alegre e na maioria dos municípios onde chega o sinal. Onde o mesmo é deficiente, providências estão sendo tomadas para otimizá-lo.

* Outra boa notícia é que a TVE está agora também retransmitindo o sinal da TV Brasil, com quem fez parceria. Mais um atrativo, portanto, para alavancar a audiência dessa emissora pública, educativa e cultural, faço questão de ressaltar. E a programação -  sou testemunha disso -  melhora dia-a-dia. É só conferir! (...)
-Leia a íntegra da coluna - que (i)regularmente escrevo para o blog 'O Boqueirão'Clicando Aqui

Nenhum comentário: