19 maio 2011

Entrevista com João Motta


'A participação virtual é característica do nosso tempo'

Participação virtual é essencial, defendeu João Motta durante coletiva aos blogs

Porto Alegre/RS - O Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, recebeu em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (18/05), blogueiros e representantes de rádios comunitárias da região metropolitana de Porto Alegre. Durante a coletiva, o Secretário enfatizou a centralidade do uso das ferramentas virtuais para garantir a participação cidadã no Governo do Estado: "a participação virtual é característica do nosso tempo, as grandes mobilizações políticas contemporâneas foram convocadas pela internet. Esse é um espaço que vamos garantir com toda a legitimidade", afirmou Motta, lembrando do lançamento do Gabinete Digital, na próxima semana, e do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br).

Motta relatou brevemente a situação financeira do estado e o funcionamento do PPA Participativo, que encerra os Seminários Regionais neste sábado, em Canoas.

Os seminários já reuniram mais de 5 mil pessoas, o que confere uma média de 625 participantes nos oito encontros realizados no interior do estado. Mais de 800 propostas foram apresentadas através de pronunciamentos nos seminários. No Portal da Participação, já foram publicadas 1.165 propostas.

"Estamos em diálogo com a União. Temos uma hierarquia de forma pactuada com os Coredes, Cartas Consulta e PPA, de acordo com os programas do PAC", afirmou o Secretário, sobre a origem dos recursos para investimentos.

"Tivemos o cuidado de iniciar o projeto do PPA de cima para baixo, em forma de guarda-chuva, num encontro com Coredes e várias entidades, que iniciou em fevereiro, e a partir disso realizar um trabalho com as características de cada região", acrescentou.

O diretor do Departamento de Participação Cidadã, Davi Schmidt , que acompanhou o Secretário na coletiva, junto ao diretor do Departamento de Planejamento, Álvaro Magalhães, lembrou que o estado nunca havia discutido o PPA desta forma, tendo uma média de 650 pessoas cada encontro. "Esta forma introduz uma mudança qualitativa: a característica é que estão representados os setores. Percebemos uma presença maciça de entidades, prefeituras, segmentos das mulheres, agricultores, juventude. Os problemas são complexos e regionais", frisou Schmidt.

O encerramento dos debates do PPA acontece neste sábado, 21/05, às 9h, na Universidade La Salle, em Canoas. O encontro é dirigido às regiões Metropolitana e Vale dos Sinos, e tem confirmada a presença da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Fonte: sítio da Seplag: http://www.seplag.rs.gov.br/

Nenhum comentário: