16 maio 2011

Palácio Piratini: 90 Anos


OSPA realiza concerto em homenagem aos 90 anos do Palácio Piratini

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza, nesta terça-feira (17), às 20h30min, o 6º Concerto Oficial, homenageando os 90 anos do Palácio Piratini. O espetáculo ocorre no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com entrada franca.
Sob a regência do diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, maestro Wagner Polistchuk, serão executadas obras de Giovanni Gabrieli (1554-1612), Franz Schreker (1878-1934), Hector Berlioz (1803-1869) e Ludwig van Beethoven (1770-1781).

A apresentação começa com Três Canzonas, de Giovanni Gabrieli importante compositor da transição do Renascimento para o Barroco. Na sequência, será apresentado Intermezzo, op. 8, do compositor contemporâneo Franz Schreker. A execução seguinte será Abertura de "O Corsário", do francês Hector Berlioz. O encerramento terá a Sinfonia nº 8, de Beethoven, considerado um dos pilares da música ocidental.

Regente adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André, nos anos de 2007 e 2008, Politschuk também foi diretor artístico e regente titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, em 2003 e 2004. O músico tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras e também no exterior. Especializou-se na Alemanha como trombonista com Branimir Slokar, um dos mais conceituados professores de trombone da atualidade. Como regente, tem dado especial atenção ao repertório contemporâneo.

Os 90 anos do Palácio Piratini

Além do Concerto da OSPA, para celebrar os 90 anos do Palácio Piratini, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul promoverá uma série de atividades que consolidarão o espaço como exemplo de modelo autossustentável e cultural para a preservação da memória patrimonial e política do Rio Grande do Sul. O lançamento será nesta terça-feira (17), com a assinatura do decreto de criação do Conselho de Preservação do Palácio Piratini.

Nenhum comentário: