13 maio 2011

PPA Participativo


PPA chega à região Central neste sábado

O debate do Plano Plurianual (PPA) Participativo chega neste sábado (14/05) a Santa Maria. As discussões, que se dirigem às regiões Central, Alto-Jacuí, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, iniciam às 9h, no Park Hotel Morotin. Os seminários já aconteceram em sete macrorregiões do estado, sediados nas cidades de Caxias do Sul, Rio Grande, Osório, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Passo Fundo e Santa Rosa. Após o encontro em Santa Maria, acontece o encerramento em Canoas, no dia 21/05.

O que é o PPA?

O Plano Plurianual Participativo (PPA) é um grande plano de Governo que orienta a elaboração e a execução das políticas públicas para tratar do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. A elaboração do PPA dos próximos quatro anos integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã, por isso terá a contribuição da população e das entidades representativas. O objetivo do Estado é envolver os cidadãos na construção da estratégia de desenvolvimento do estado, definindo programas e ações prioritários para o investimento dos recursos públicos.

Inscrições pela internet

As inscrições para os participantes dos Seminários Regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo estão sendo feitas através do Portal da Participação: www.participa.rs.gov.br
 
Características da Região

A Região Funcional 8, composta pelos COREDEs Alto Jacuí, Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari, concentra 7,5% da população do Rio Grande do Sul e 6,1% do PIB estadual. Os COREDEs dessa Região têm como traço comum o fato de que uma grande parte da produção econômica tem como origem a atividade agropecuária. Como resultado, tem-se a presença de grandes e médias propriedades, ocupadas por lavoura empresarial de arroz e soja; pequenas propriedades de origem colonial com produção diversificada; e, áreas de pastagens, onde se desenvolve a pecuária. (...)

Nenhum comentário: