09 agosto 2011

Em votação as prioridades dos gaúchos


'Participa RS' ocorre nesta quarta-feira

Votação de Prioridades: simulação de voto pela internet é apresentada à equipe do Planejamento

A equipe da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã assistiu na tarde desta terça (9) a uma simulação da Votação de Prioridades pela internet. O sistema, desenvolvido pela Procergs, foi apresentado pelos assessores do Departamento de Participação Cidadã, Paulo Augusto Coelho de Souza e Dionifer Silveira. Além dos campos de votação, é possível rever as cédulas com a relação do projetos de cada região, e acessar a listagem dos locais onde estão instaladas as urnas para o processo presencial.

Para votar pela internet, o eleitor precisa preencher os campos de carteira de identidade e título eleitoral. O número do título é preenchido de forma automática com o preenchimento do nome completo do eleitor. Podem ser votados os projetos cadastrados para a região de domicílio eleitoral.

A votação acontece nesta quarta (10) em todo o Rio Grande do Sul, das 8h às 24h, na internet, por meio do Portal da Participação www.participa.rs.gov.br e, das 8h às 21h, nas 12 mil urnas de lona e papelão. No total, as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), apresentam 442 projetos para a eleição. O processo que substitui a Consulta Popular e incorpora elementos do Orçamento Participativo, está inserido no Sistema de Participação Popular e Cidadã, que já realizou o Plano Plurianual (PPA) Participativo neste ano.

As cédulas de cada região, com a listagem completa dos projetos, já estão disponíveis na internet, no endereço do Portal da Participação http://www.participa.rs.gov.br/ . A relação pode apresentar no mínimo 10 e no máximo 20 projetos, que no total de R$165 milhões na Votação de Prioridades, serão distribuídos em recursos orçamentários do próximo ano.
Durante toda esta quarta, a Procergs vai manter um plantão de monitoramento com capacidade de captar possíveis fraudes por meio da votação eletrônica.
...

*Saiba mais como votar  acessando o sítio http://www.participa.rs.gov.br/

Foto: Secretário do Planejamento, João Motta, e diretor de Participação Cidadã, Davi Schmidt, conheceram abertura da página de votação (foto Carine Prevedello). Fonte: http://www.seplag.rs.gov.br/ 

Nenhum comentário: