11 agosto 2011

Participa RS!!!



Votação de Prioridades teve 135 mil votos pela internet

Porto Alegre/RS - A Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012 alcançou uma expressiva participação pela internet. Através da mobilização nas redes sociais, foram totalizados 135.996 votos em todas as regiões do estado. As Regiões Sul e da Serra foram as que registraram o maior número de votos: 15.141 na primeira, e 13.670 na segunda. A cidade campeã de votos on-line foi Pelotas, que teve 5.814 eleitores pela internet na Votação de Prioridades.

"A mobilização foi intensa e a participação muito significativa. Precisamos considerar vários fatores: a mudança do processo, da identidade visual, um período curto de divulgação e a característica de um governo que está começando o seu trabalho. Estamos aprendendo com todos os processos, mas acreditamos que este primeiro processo de votação sinaliza a retomada da legitimidade da participação popular", avalia o diretor do Departamento de Participação Cidadã, Davi Schmidt.


A apuração da votação presencial, em cédulas de papel, iniciou na noite desta quarta (10), mas ainda não apresenta números consolidados. A previsão é de que até esta sexta (12), seja divulgada uma estimativa de votos nas urnas espalhadas pelo estado.

No total, estavam em votação 442 projetos para definir prioridades de investimento nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). São R$ 165 milhões distribuídos pelo Governo do Estado em recursos para a Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012.

Nenhum comentário: