31 outubro 2011

Artigo


 
Estado necessário e o fortalecimento do servidor

      Por Tarso Genro*

Há exatamente um ano, logo após a vitória de Dilma Rousseff no segundo turno da eleição presidencial, passei a me dedicar à implementação do projeto que foi escolhido pelos gaúchos e gaúchas para o período 2011/2014. Era o momento de articular os partidos que compunham a Unidade Popular Pelo Rio Grande, e buscar a integração de siglas que não estavam conosco anteriormente, mas que mostravam uma afinidade com o nosso programa. O objetivo era formar um bloco político progressista e com o princípio básico de defesa de um Estado prestador de serviços à sociedade e capaz de executar o projeto de desenvolvimento.

A estratégia deu certo. Assumimos em janeiro já com o governo coeso e pronto para colocar em prática o que estava previsto no nosso programa. Passados dez meses da nossa administração, garanto que já encaminhamos todas as questões estratégicas, que permitirão que o Rio Grande do Sul atinja um novo patamar de crescimento econômico e social.

Isso só foi possível, porque desde o início potencializamos o setor público gaúcho, dialogando com os servidores e iniciando o atendimento das suas demandas salariais e de qualificação profissional. O diálogo respeitoso e propositivo está trazendo resultados imediatos. E a base desta relação é a valorização dos servidores públicos.

Concedemos reajustes com ganho real aos funcionários da Segurança (BM, IGP, Polícia Civil e Susepe), ao magistério, aos técnico-científicos, entre outros. Além de termos proporcionado benefícios em outras áreas, como a habitacional, por exemplo. Não é fácil avançar desta forma, especialmente quando nos deparamos com os limites orçamentários que impedem soluções imediatas para questões que consideramos legítimas e essenciais. Mesmo com salários ainda defasados, é notório que a ampla maioria dos servidores trabalha e cumpre suas funções com dignidade exemplar.

Nestes dias em que comemoramos a semana do servidor, é importante refletirmos sobre a importância deste processo pelo qual passa o Rio Grande do Sul. Enquanto os “ex-centros do mundo” diminuem seu tamanho e se afundam na crise, nós estamos no sentido contrário e com perspectivas altamente positivas. Em função disso, é que nossas secretariais promoveram, nos últimos dias, atividades que mostraram que caminhamos na mesma direção: a de um Estado capaz de atender ao conjunto da nossa população e também indutor das políticas anticíclicas, junto com o Governo Federal.

É fato que servidores públicos gaúchos são protagonistas desse processo de recondução do Rio Grande do Sul ao posto de referência na construção de um estado melhor para todos.

*Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Fonte: Portal do Estado do RS  -  http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário: