28 novembro 2011

Festival Canoas Jazz Mercosul - II


1° Festival Canoas Jazz Mercosul foi um sucesso!
  
Talento de Yamandu marca encerramento do Festival Canoas Jazz

Canoas/RS - Além do canto dos pássaros, o Parque Getúlio Vargas, em Canoas/RS, ganhou no final de semana um som diferente, produzido por grandes talentos do jazz nacional e internacional. O parque virou palco e a música tomou conta do ambiente no encerramento do 1° Festival Canoas Jazz Mercosul, dias 26 e 27 de novembro. Entre as belezas naturais de uma das maiores áreas verdes da cidade, o evento atraiu um grande público que teve a oportunidade de apreciar o trabalho de músicos brasileiros, da Argentina, do Chile e do Uruguai, com entrada franca. Como constatou a publicitária Clarissa Machado, no sábado: "É uma iniciativa maravilhosa. A entrada gratuita para os shows do Festival possibilita o acesso de todos, e ainda neste parque, um lugar encantador."

Inédito, o FestiIval movimentou a cidade através de workshops e pocket shows diários em cinco estações do metrô, entre os dias 21 e 25, além de outras atividades que integraram a programação. Para o secretário de Cultura de Canoas, Flávio Adonis, as apresentações no metrô estão entre os diferenciais do evento. "Levamos a poesia para um lugar de passagem e, por meio dela, conseguimos atingir a autoestima dos canoenses. Sem dúvida nenhuma, a música nas estações é a marca do nosso Festival", afirmou.

Conforme o secretário, as audições comentadas na Audioteca também merecem destaque, porque funcionaram como formação de plateia. Já pensando na 2ª edição do Festival, Flávio Adonis adianta que as audições comentadas irão retornar a partir de março de 2012. "Será uma por mês. Nossa ideia é preparar o público para o ano que vem", avisou.  

Se, no sábado, dia 26, os ouvintes se deliciaram com a sensibilidade do argentino Mariano Otero e a surpreendente música de Hermeto Pascoal, no domingo, 27, não foi diferente. Nomes como o brasileiro Paulo Dorfman e o argentino Ernesto Jodos foram grandes atrações. Muito esperado, o show do violonista e compositor Yamandu Costa fechou o Festival em uma apresentação que impressionou o público, mais uma vez, pela sua criatividade, técnica e talento. Encantado com a iniciativa que "devolve a música para o povo", Yamandu fez um pedido: "Quero voltar no ano que vem para assistir ou participar, como músico ou admirador."

Satisfeito com a boa repercussão do evento, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou que a realização do 1° Festival Canoas Jazz Mercosul é uma conquista da comunidade e disse que a prefeitura fará todo o empenho para que tenha continuidade e ainda mais êxito.

*Fonte: Sítio da Prefeitura de Canoas/RS - Créditos de  Ronaldo M. Botelho - Colaborou: Luana Dalzotto  - Grifos deste blog

- Veja mais em: http://www.canoasjazz.mus.br/

Nenhum comentário: