28 dezembro 2011

Coluna C&A**



Crítica & Autocrítica – nº 85

* O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a presença do governador Tarso Genro, lançou na noite de 21/12,  o projeto Conexões Globais 2.0, no Palácio Piratini. O evento é uma promoção das Secretarias de Cultura e de Comunicação Social e Inclusão Digital.    Segundo os organizadores, 'o Conexões Globais 2.0 acontecerá durante o Fórum Social Mundial Temático 2012, de 24 a 29 de janeiro de 2012, na Casa de Cultura Mario Quintana. A proposta é transformar a CCMQ em uma referência da cultura digital a partir do evento, oferecendo uma programação diversificada, com debates, oficinas, serviços multimídia e diversas manifestações artísticas'. Fui convidado pelo Governador - na qualidade de blogueiro e twitteiro - e estive lá para conferir. (...)
...

* Fiquei extremamente feliz ao receber um gratificante presente de Natal e Ano Novo do  meu amigo virtual, ‘cumpadi’ e companheiro Prof.  Diafonso,  combativo blogueiro e professor pernambucano: trata-se nada mais, nada menos do que um ótimo  DVD com  um muito bem produzido documentário sobre o poeta e repentista cearense
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (fotos acima).
...

* Segundo nos informa o Wikipedia, Patativa do Assaré (Assaré, Ceará, 5 de março de 19098 de julho de 2002) foi “‘uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.
Patativa do Assaré obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. 

Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").” (...)
...

*O vereador e Presidente do PT da capital gaúcha, Adeli Sell, será o coordenador geral da campanha do deputado Adão Villaverde à prefeitura de Porto Alegre nas eleições 2012 pelo Partido dos Trabalhadores.
...

*Já em Canoas o PT deverá lançar o prefeito Jairo Jorge à reeleição, repetindo a  ‘dobrada’ com a vice-prefeita Beth Colombo (PP), apoiados por um amplo leque de partidos. Jairo Jorge desponta como fanco-favorito para continuar à frente do Paço Municipal (a oposição – leia-se PSDB e DEM - está em frangalhos e o governo hegemonizado pelo PT tem o apoio de mais de 70% da população, segundo última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus). (...)

CLIQUE AQUI para ler a coluna, na íntegra. 
...

**Crítica & Autocrítica: coluna que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão' Jornal Correio Regional.

Nenhum comentário: