20 dezembro 2011

'Conexões Globais 2.0' no FSM - Convite



 Governo do Estado lança Conexões Globais 2.0

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lança, nesta quarta-feira (21), às 18h30, o Conexões Globais 2.0, no Palácio Piratini. O evento é uma promoção das Secretarias de Cultura e de Comunicação Social e Inclusão Digital, e contará com a presença do governador Tarso Genro.

O Conexões Globais 2.0 acontecerá durante o Fórum Social Mundial Temático 2012, de 24 a 29 de janeiro de 2012, na Casa de Cultura Mario Quintana. A proposta é transformar a CCMQ em uma referência da cultura digital a partir do evento, oferecendo uma programação diversificada, com debates, oficinas, serviços multimídia e diversas manifestações artísticas. 

O primeiro Fórum Social Mundial, realizado em 2001, em Porto Alegre, estabeleceu uma nova fase de conexão entre os movimentos sociais emergentes nos cinco continentes. Estava inaugurada a era de movimentos sociais globais articulados em redes via internet. De lá pra cá, este novo fenômeno de articulação e mobilização social, tendo a internet como plataforma, se aprofundou, evoluiu e seus protagonistas não são os mesmos.

Acompanhamos recentemente - especialmente via web - as revoltas árabes e as manifestações globais em todo mundo, do Chile a Wall Street e por toda a Europa, que questionam os limites da democracia representativa e o sistema econômico global.

Assim como os pioneiros do FSM de 2001, estes novos protagonistas por câmbios globais reafirmam em seu lema 99% vs 1%: os 99% da população mundial não podem ficar submetidos a sacrifícios e destruição para manter a ganância e privilégios do 1% que gestiona e domina todo poder econômico global.

Esse contexto impulsiona também transformações no âmbito do Estado, principalmente no que diz respeito ao uso da internet como instrumento de transparência e criação de canais de diálogo e sistemas participação. Os desafios do aquecimento global, as alternativas para a sustentabilidade e a preservação da água também despontam como temas centrais dos movimentos sociais na atualidade.

O Conexões Globais 2.0 propõe que estes novos movimentos estejam no eixo-central do FSM e que a organização do FSM-temático inicie esta conexão criando espaços e plataformas de diálogos, utilizando a internet e a cultura digital como elementos de identidade cultural de nossa época.  (por Clarissa Pont, da Secom)

(Clique no convite para ampliar)

Nenhum comentário: