08 dezembro 2011

Marilena Chauí


 Mostra destaca pensamento político de Marilena Chauí


O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia a passagem dos 70 anos de Marilena Chauí com a exposição O que é a política?, aberta à visitação até 30 dezembro. A mostra é paralela à realização de seminário com a filósofa e historiadora paulista ontem realizado  (7/12) no Plenário Otávio Rocha.

Conforme o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos, a ideia da exposição é apresentar o pensamento político de Marilena a partir de citações de sua obra. São 17 banners com fotos e textos que percorrem do nascimento da política até o surgimento da democracia moderna. Incorporando ensinamentos de Gramsci, Marx, Hannah Arendt e Espinosa, Marilena faz uma síntese da qual emerge a definição de democracia como essencial à vida pública e critica os meios de comunicação e as formas de exercício autoritário do poder.

Frente ao chamado "esquecimento da política", tema de um dos seminários do qual participou e que inspirou a exposição, Marilena retoma as bases da política para criticar também o encolhimento do espaço público nos governos neoliberais.

A exposição pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca. Depois de 30 de dezembro, a mostra está disponível para ser emprestada a escolas e instituições. Informações: (51) 3220-4187.

*Por Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) - via Sítio da Câmara de Vereadores de Porto Alegre -  Grifos deste blog

Nenhum comentário: