10 janeiro 2012

O Governador gaúcho em Cuba

 Tarso Genro debate intercâmbio comercial com Cuba

Havana/Cuba - O governador Tarso Genro, que se encontra em férias com a família em Cuba, aproveitou a viagem para promover encontros com autoridades do país caribenho. Nesta segunda-feira (9), Tarso foi recebido em Havana pelo ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Diaz (foto). Na oportunidade, o governador gaúcho e o ministro exploraram possibilidades de intercâmbio comercial e de outras parcerias entre o Rio Grande do Sul e Cuba. As duas autoridades assumiram o compromisso de viabilizar, em até 45 dias, a primeira missão técnica entre os governos, com a participação de entidades empresariais gaúchas, para ampliar e dar seqüência à esta nova agenda.

Entre as oportunidades já identificadas, o governador destacou a contribuição que a indústria farmacêutica cubana, que é reconhecida pelo alto grau de avanço tecnológico, pode dar para o desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul, especialmente em regime de colaboração com o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). As autoridades também examinaram as muitas possibilidades que existem de colaboração de Cuba no desenvolvimento das políticas preventivas, no sistema de medicina social no Estado.

Catástrofes naturais

Malmierca Diaz também manifestou a Tarso Genro a disposição para fornecer tecnologias e compartilhar a experiência cubana na criação de sistemas de organização e mobilização da população para enfrentar catástrofes naturais, com redução de danos e preservação de vidas. Desenvolvido para proteger os cubanos e turistas dos furacões do Mar do Caribe, que atingem a Ilha com freqüência, o sistema pode ser adaptado às necessidades de cada país, para ser aplicado em outras situações de catástrofe, como secas e inundações.

Máquinas agrícolas

O governador do Rio Grande do Sul, por sua vez, assumiu o compromisso de articular os agentes da base industrial gaúcha de produção de máquinas e implementos agrícolas, para tratativas visando ao fornecimento desses equipamentos, já que o governo cubano, buscando criar um forte setor de agricultura familiar autônoma, criou um grande mercado potencial por meio da recente distribuição de terra para cerca de 140 mil lavradores. Tarso também manifestou o interesse do Governo do RS de estabelecer mecanismos de cooperação técnica com Cuba no setor de agropecuária, a partir da experiência que acumulou em políticas para a agricultura familiar.

Tarso Genro também se dispôs a promover a aproximação com empreendedores cubanos, do setor gaúcho responsável pela produção de elevadores e equipamentos similares, com o objetivo de examinar a possibilidade de implantação de fábrica naquele país ou de algum tipo de parceria comercial com empreendedores locais.

A experiência que o Rio Grande do Sul vem desenvolvendo na Rede Escola de Governo também foi colocada pelo governador à disposição de Cuba. Foi levado em conta que o país da América Central visa responder rapidamente à demanda por qualificação técnica de profissionais para a nova rede de empreendimentos autônomos, particularmente nas áreas de serviço e comércio.

Presidente do Congresso de Cuba

Tarso Genro também foi recebido nesta segunda-feira pelo presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón de Quesada. Na oportunidade, o líder do órgão legislativo máximo do país caribenho destacou o papel positivo que o Rio Grande do Sul está desempenhando na integração latino-americana.

Foto: Fernando Genro Robaina/Divulgação
Texto e edição: Redação Secom (51) 3210-4305 

Nenhum comentário: