10 fevereiro 2012

Parabéns, PT!





"O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que,  finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá. 

A grande maioria de nossa população trabalhadora, das cidades e dos campos, tem sido sempre relegada à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, as vozes do povo começam a se fazer ouvir por meio de suas lutas. As  grandes maiorias que constroem a riqueza da Nação querem falar por si próprias. Não esperam mais que a conquista de seus interesses econômicos, sociais e políticos venha das elites dominantes. Organizam-se elas mesmas, para que a situação social e política seja a ferramenta da construção de uma sociedade que responda aos interesses dos trabalhadores e dos demais setores explorados pelo capitalismo.(...)"

*Trecho de abertura do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores - PT -, aprovado  em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), e publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1980.
...

** Minha singela homenagem  à todos os companheiros e companheiras que, ao longo destes 32 anos, fizeram a história do nosso partido; em especial, ao companheiro Carlos Nei Martins da Silva (in memoriam), meu querido companheiro e irmão de lutas e de sonhos,   também fundador  e  primeiro Presidente  do Partido dos Trabalhadores de Santiago/RS.

Nenhum comentário: