07 março 2012

Na Alemanha


Governador Tarso Genro confirma incentivos a empresas gaúchas

Hannover/Alemanha - Com o objetivo de consolidar a imagem de Estado pujante no mercado global, o Governo do Rio Grande do Sul vai ampliar a concessão de incentivos fiscais para empresas participarem de eventos internacionais. A informação foi confirmada pelo governador Tarso Genro, durante café da manhã em Hannover (Alemanha), nesta segunda-feira (05), com 40 empresários gaúchos que vão participar da feira de tecnologia, a Cebit 2012. O chefe do Executivo gaúcho integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem oficial à Alemanha.

O encontro da delegação gaúcha foi organizado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e contou, também, com a presença do presidente da Fiergs, Heitor Müller, do presidente do Sebrae-RS e da FCDL, Vitor Koch, além de representantes de universidades gaúchas.

De acordo com o governador, o benefício fará parte da nova política industrial do Rio Grande do Sul, que será lançada nas próximas semanas. "As empresas pequenas e médias do Estado têm uma incrível capacidade de adaptação para disputar no mercado mundial e estabelecer parcerias. Temos uma rica rede com vocação tecnológica e para inovação e vamos fortalecê-la", afirmou. Na Cebit, a SDPI está apoiando a participação de 16 empresas e três parques tecnológicos com subsídio de 80% do valor de cada estande. Tarso Genro também solicitou aos empresários gaúchos, presentes no café da manhã, que mapeassem as feiras e os eventos de interesse, pois o Estado estará junto nessas iniciativas.

Exemplo
Um dos exemplos citados pelo presidente do Badesul, Marcelo Lopes, que integra a comitiva do Governo, é o da empresa alemã de software SAP. Instalada no Tecnosinos, em São Leopoldo, a SAP conta com 500 funcionários e está dobrando sua capacidade de produção. "O Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul está altamente preparado para dar o suporte para novos investimentos que cheguem ao RS e se agreguem à nossa base produtiva já instalada", destacou Lopes. O café da manhã da delegação gaúcha ocorreu antes mesmo da abertura da Cebit, nesta segunda-feira.

Parceria
Após encontro com empresários gaúchos, o governador Tarso Genro participou de uma reunião (foto)  com a presidenta Dilma Rousseff, com ministros e empresários brasileiros. Dilma pediu aos participantes sugestões de temas que devem ser abordados durante a Cebit. "A Alemanha tem uma característica que, para nós, é essencial numa parceria estratégica. É um país com uma grande capacidade de inovação e de criação de produtos na área de máquinas e equipamentos de alta precisão, com características que introduzem melhorias de produtividade", afirmou a presidenta.

Texto: Guilherme Gomes - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR - http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário: