11 abril 2012

Reunião do CDES, hoje, em Santiago

 

 'Conselhão' debaterá desenvolvimento do Vale do Jaguari

Santiago/RS - O desenvolvimento do Vale do Jaguari será a pauta central de mais um encontro da série “Diálogos CDES”, que ocorrerá no município de Santiago, nesta quarta-feira (11/04). O objetivo do evento é reunir diferentes lideranças locais, trabalhadores, empresários, agricultores, governo e sociedade, em um amplo debate sobre as demandas e potencialidades da região.

Promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS), a atividade será realizada no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Santiago (Av. Batista Bonotto Sobrinho, s/nº), a partir das 14 horas.

As sugestões colhidas nas comunidades são sistematizadas e encaminhadas aos órgãos do Governo do Estado. As demandas são avaliadas com as diferentes secretarias, definindo medidas que podem ser adotadas para resolver as questões apresentadas.

“É uma oportunidade para aproximar o governo dos municípios, ouvir as prioridades das comunidades e construir soluções consensuadas”, convida o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, que coordenará o encontro, juntamente com o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.
Espaço de participação

Os Diálogos CDES são espaços de debates, tanto temáticos como regionais, abertos à participação da sociedade, nos quais se promovem a escuta e a troca de ideias sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do estado, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos.

A situação da pesca no Rio Grande do Sul, os entraves no porto de Cachoeira do Sul, a extrema pobreza no meio rural, o aprofundamento do debate para a formação de um Conselho de Comunicação, as iniciativas necessárias para apoiar as Tecnologias de Informação, o Programa de Sustentabilidade do Estado e o aprofundamento dos itens da primeira Carta de Concertação foram alguns dos temas tratados nos Diálogos CDES em 2011.  Mais informações sobre todas as atividades do Conselho podem ser obtidas no www.cdes.rs.gov.br.

O Vale do Jaguari localiza-se na Região Centro Ocidental Rio-Grandense e é composto por nove municípios: Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda.

De acordo com dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) de 2010, a área possui cerca de 11.268 km² e é habitada por aproximadamente 117.250 pessoas, representando uma densidade demográfica de 10,4 habitantes por quilômetro quadrado.

Fonte:  http://www.cdes.rs.gov.br

Nenhum comentário: