12 junho 2012

Trampolim

 Eleições 2012: centímetro por centímetro, quem ganhou destaque em Zero Hora na última semana


Porto Alegre/RS -  As eleições que tomarão o país neste ano são para as prefeituras, mas, em alguns lugares, ganham ar de pleitos nacionais ou estaduais. O começo das movimentações eleitorais em Porto Alegre, por exemplo, tem sido momento de o maior jornal do Estado, a Zero Hora, lançar sua candidata ao governo do Rio Grande do Sul para 2014, a senadora Ana Amélia Lemos (PP).

Nesta segunda-feira, o PP decidiu, em votação, apoiar o candidato do PDT e atual prefeito, José Fortunati, que deve receber logo o apoio do DEM. Optou por Fortunati em detrimento de Manuela D’Ávila (PCdoB), em uma disputa que, em Zero Hora, ganhou destaque de eleição antecipada. Tudo para colocar Ana Amélia em destaque, como veremos na centimetragem do jornal na última semana antes da definição do PP.

De uma segunda-feira a outra (4/6 a 11/6), os pré-candidatos à prefeitura foram absolutamente soterrados, na cobertura do jornal, pelas referências ao PP e, especialmente, a Ana Amélia Lemos. O PSDB, que ainda nem definiu candidato, teve 315 cm², em duas notas (9/6, 10/6). Adão Villaverde (PT), esteve como destaque em 537 cm², Fortunati em 522 cm² e Manuela em 312 cm². Parece que o PT ganhou espaço em ZH, certo? É, mas é só aparência inicial.

A verdade é que Fortunati e Manuela dividiram o destaque em outros 4304 cm², além de três chamadas na capa. Tudo por conta do PP e de Ana Amélia, verdadeiros monopolizadores do espaço do jornal no qual a senadora fez sua fama. (...)

-CLIQUE AQUI para ler na íntegra (via Blog Jornalismo B). 

Charge: Kayser

Nenhum comentário: